Notícias

Sete comunidades rurais do Vale do Piancó recebem capacitação do Cooperar e Cagepa

publicado: 06/10/2025 11h48, última modificação: 06/10/2025 11h48
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
01.jpeg
05.jpeg
02.jpeg
03.jpeg

O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba/PB Rural Sustentável, por intermédio, do Componente 1 (Fortalecimento Institucional), juntamente com a Coordenação de Salvaguardas Socioambientais, a Gerência Regional de Patos, com a parceria da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa realizou, entre os dias 30/09 a 03/10, reuniões com as famílias beneficiárias e Capacitação Teórica/Prática para Grupo Gestor de Água (Comitê Gestor) e Operadores sobre instrumentos de leitura do hidrômetro e geração de fatura, além de visitas técnicas aos Sistemas de Abastecimento D'água (ADC).

As reuniões e capacitações foram aplicadas nas seguintes comunidades rurais: Assentamento Mãe Rainha, no município de Olho D'Água, no Núcleo de Integração Rural de Pau Brasil, na cidade de Itaporanga, na Comunidade Cabaças dos Martins, em Conceição, além da Associação dos Produtores Rurais Pedro Silva de Sousa (Sítio Porções), Associação Rural Mata de Oitis, Núcleo de Integração Rural de Engenho Velho e no Núcleo de Integração Rural da Comunidade de Tamanduá, no município de Diamante. As capacitações foram ministradas pela coordenadora do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) do Projeto Cooperar, Nalfra Batista.

A atuação da Cagepa ocorreu, entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, através da Gerência de Inovação e Novos Negócios (GENI), composta pela administradora Estela Aciole e pelo estagiário Matheus Farias. A Gerência desenvolveu um programa digital adaptado à realidade rural, que possibilitará a leitura automatizada de hidrômetros, o acompanhamento de consumo, a geração de faturas e recibos de pagamento, bem como o fortalecimento da gestão comunitária. Além disso, promoveu capacitação técnica e prática para os grupos gestores locais, orientando-os quanto ao uso das ferramentas digitais.

Os técnicos da Cagepa, também acompanharam a equipe do Projeto Cooperar, em visitas técnicas nas Associações e Núcleos Comunitários Rurais, onde realizaram a implantação do projeto, com orientações técnicas sobre o uso da plataforma digital e sensibilizando as comunidades quanto ao uso racional da água.

As atividades incluíram rodas de conversa com moradores sobre práticas de consumo consciente e palestra educativa ministrada pelo subgerente de Tratamento e Controle de Qualidade da Regional Alto do Piranhas, Alcivan Coringa, com o tema: “Água Fonte de Vida: A importância do uso consciente da água”. A parceria entre a Cagepa e o Cooperar, no âmbito do PB Rural Sustentável, representa um marco para o desenvolvimento socioambiental no semiárido paraibano, integrando inovação tecnológica, educação socioambiental e inclusão comunitária.

Além da coordenadora do Componente 1 (Fortalecimento Institucional), Nalfra Batista, também estavam presentes, o gerente regional Patos, José Benigno Filho e a técnica Valdefram Maia, Maria do Carmo Medeiros (Nininha), técnica da Coordenação de Salvaguardas Socioambientais e Roberto Rocha, do Componente 1.