PB Rural Sustentável contempla mais de 280 famílias de Pirpirituba, Alagoinha, Cuitegí e Serraria com ADC e ADS

publicado: 03/07/2023 08h48, última modificação: 03/07/2023 08h48
WhatsApp Image 2023-06-30 at 09.41.47.jpeg
WhatsApp Image 2023-06-30 at 09.41.47 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-06-30 at 09.41.46.jpeg
WhatsApp Image 2023-06-30 at 09.41.46 (1).jpeg

Durante o período de 28 a 30 de junho de 2023, uma equipe de técnica do Projeto Cooperar realizou uma vista prévia com o objetivo de verificar a viabilidade de ADC e ADS nos municípios de Pirpirituba, Alagoinha, Cuitegí e Serraria. A manifestação de interesse demandada através de Associações Comunitárias Rurais objetiva suprir as necessidades de agua potável nessas comunidades que sofrem com a escassez de recursos hídrico, vital para a permanência no campo.

O sistema de ADC (Abastecimento D’água Completo) consiste em realizar a captação d’água em manancial existente na área, armazenar em caixa d’água e posteriormente distribuir para as residências ali existentes através de projetos de saneamento. O Sistema de ADS (Abastecimento D’água Singelo) consiste na perfuração de poços, armazenagem em caixa d’água e distribuição através de chafariz.

De acordo com as técnicas Jane Lins e Iraydes Barbosa foram beneficiadas 282 famílias de agricultores familiares de Associações Comunitárias dos seguintes municípios: Pirpirituba (Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Laura – 24 famílias); Alagoainha (Associação dos Moradores de Genipapo – 30 famílias com ADC; Associação dos Moradores Rurais de Ribeiro Novo – 39 famílias com ADC; Associação dos Produtores Rurais de Santa Terezinha – 30 famílias com ADC e Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Cajá – 33 famílias com ADS).

O município de Cuitegí, foram beneficiadas as seguintes comunidades através das Associações dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Palmeira – 72 famílias com ADC e dos Pescadores e Psicicultores da Barragem do Tauá – 23 famílias com ADS). Em Serraria, foi contemplada a Associação dos Produtores Rurais do Sítio Tapuio – 31 famílias com ADC. Outras equipes do Projeto Cooperar estão realizando o mesmo serviço em todos os municípios paraibanos.

A agricultora Gicele da Silva Oliveira, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Cajá (Assentamento), agradeceu ao governo do Estado e ao Projeto Cooperar “que está trazendo água para nossa comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Alagoinha com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável”. Dona Rita Luziê Dantas, também enalteceu o benefício ao governador João Azevêdo e ao coordenador do Projeto Cooperar, Omar Gama, e disse que “estamos esperando com muita ansiedade esse grande benefício que precisamos muito na nossa comunidade”.