PB Rural inicia execução de três subprojetos de ADCs em comunidades rurais de Pombal e Brejo do Cruz

publicado: 09/07/2024 22h47, última modificação: 09/07/2024 22h50
corte trator.jpg
nalfra título.jpg
Sem 04.jpg
equipe.jpg

Mais de 100 famílias do Sítio Assentamento Riachão do Rio, Distrito de Flores e Comunidade Santa Rosa, que ficam localizadas nos municípios de Pombal e Brejo do Cruz, no Alto Sertão Paraibano participaram, entre os dias 03 e 05 deste mês, de reuniões de mobilização e articulação com os agricultores envolvidos para apresentação da execução do subprojeto de Abastecimento D'água Completo - ADC e Proposta do Modelo de Gestão Compartilhada.

A primeira reunião aconteceu no dia 03/07, na sede do Assentamento Riachão do Rio (32 domicílios), a segunda foi realizada no dia 04/07, no Distrito de Flores (30 famílias) e a terceira dia 05/07, na Comunidade Santa Rosa de Baixo (42 parentelas). As duas primeiras no município de Pombal e a última na cidade de Brejo do Cruz, beneficiando uma população estimada em mais de 415 pessoas.

As reuniões foram ministradas pela coordenadora do Componente 1 (Fortalecimento Institucional), Nalfra Queirós e acompanhada pelo fiscal da obra, engenheiro Romel Monteiro, da Coordenação de Engenharia do Projeto Cooperar. Eles informaram aos beneficiários todos os passos da construção do ADC, desde a captação, estação elevatória (EE), adutora, reservação, tratamento e rede de distribuição. As águas para os abastecimentos serão retiradas do rio Piancó e do açude Santa Rosa, respectivamente.

Segundo Antônio Pereira de Araújo, que reside no Distrito de Flores, há quase 30 anos, disse que ao longo desse tempo sua comunidade não tinha abastecimento d’água adequado, tinha uma caixa de água construída pelo Projeto Cooperar nos anos de 2017, “mas a comunidade cresceu e a demanda de água tornou-se grande e a gente solicitou ao Cooperar novo projeto de abastecimento de água, fomos contemplados e ele vem com tratamento, com três bombas, três caixas (uma para receber as águas do rio e outras duas para tratamento e distribuição para as residências, o que agradecemos ao governo do Estado através do Cooperar. E dentro de 90 dias estaremos usufruindo do benefício”, garantiu Antônio.

Os presidentes Everaldo Ferreira da Silva (Assentamento Riachão do Rio), Sebastião Pereira de Araújo (Associação Comunitária Rural de Flores) e Kátio Willian Linhares Dutra (Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Santa Rosa de Baixo), também agradecem ao governador João Azevedo e a direção do Projeto Cooperar pelo benefício almejado.

Faziam parte da equipe de trabalho os técnicos Iraydes Barbosa e Roberto Rocha, do Componente 1 – Fortalecimento Institucional.