Notícias
Técnicos do Cooperar e Empaer realizaram visitas em 51 Organizações de Produtores de 43 municípios paraibanos
Técnicos do Projeto Cooperar e da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), realizaram, entre os dias 21 e 25 de fevereiro e de 07 a 11 de março deste ano, visitas técnicas de campo objetivando atender a etapa de Análise de Elegibilidade, Pré-análise das Salvaguardas Socioambientais das Manifestações de Interesse apresentadas na vigência do Edital 03/2021 – Alianças Produtivas (Componente 3). Foram visitadas 51 Organizações de Produtores, localizadas em 43 municípios paraibanos.
Na primeira etapa realizada no período, de 21 a 25/02, as equipes visitaram 27 Organizações de Produtores, instaladas em 24 municípios. E, entre os dias 07 e 11/03, os técnicos do Cooperar e da Empaer, compareceram em 24 Organizações de Produtores, localizadas em mais 19 municípios.
De acordo com Valdecy Freire, coordenadora do Componente 3 (Alianças Produtivas) do Projeto Cooperar, “esse trabalho tem alcançado um resultado inicial bastante positivo do ponto de vista da participação das representações das Organizações de Produtores e dos beneficiários, oportunizando a realização de uma avaliação detalhada do conteúdo apresentado na proposta contida nas manifestações de interesse possibilitando ainda, uma análise sobre sua consistência e conformidade com os critérios do componente disposto no Edital”, frisou.
Para os presidentes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bananeiras (COOPAFAB), Giveraldo Pereira de Azevedo e Francisco de Souto Lima, da Colônia de Pescadores do Município de Soledade, “a presença dos técnicos do Projeto Cooperar em nossa comunidade é de muita importância porque estão esclarecendo e tirando nossas dúvidas a respeito de um projeto que temos, para quando recebe-lo a gente saiba colocá-lo em prática sem nenhum problema”, enfatizou.
Oziel Fernandes, presidente da Associação dos Jovens Agricultores do Assentamento Vazante, no município de Tacima e Aline Dantas, que integra a Associação Comunitária das Mulheres Produtoras da Agricultura Familiar da Quixaba, em Picuí, disseram que suas comunidades só têm a agradecer aos técnicos do Cooperar “que vieram nos visitar e tirar as dúvidas dos associados quanto da execução dos projetos: demandas da aliança produtiva que enviamos ao Cooperar”, salientaram.
Aliança Produtiva – As Alianças Produtivas, uma das ações do Programa PB Rural Sustentável, tem com o objetivo promover o acesso aos mercados dos pequenos produtores rurais organizados e legalmente constituídos, que manifestem interesse em formar alianças com compradores, visando aumentar a renda e gerar empregos. Assim, são apoiados financeiramente projetos de ampliação, adequação, reforma e melhoria de unidades produtivas; infraestrutura na produção agrícola para adequação da produção; provisão de equipamentos, ferramentas, máquinas e outros, desde que seja para adequação/ampliação da produção; investimentos relacionados à criação de marcas e/ou certificação, embalagens e rotulagens de produtos, entre outros.