Sousa sedia 3º Ciclo do Seminário do Programa PB Rural Sustentável

publicado: 07/09/2019 11h07, última modificação: 07/09/2019 11h07

O município de Sousa, no Alto Sertão paraibano, vai sediar, nesta quarta-feira (4), o 3º Ciclo do Seminário de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável. Nesta terça-feira (3), o evento foi realizado na cidade de Cajazeiras, no auditório do campus do IFPB, e contou com as presenças do secretário Luiz Couto, da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Seminário, que na ocasião representou o governador João Azevêdo, o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, além do deputado estadual Jeová Campos e prefeito Chico Mendes, da cidade de São José de Piranhas.

Na ocasião, o secretário Luiz Couto evidenciou a importância do evento num pequeno histórico sobre a trajetória, destacando a abrangência do PB Rural Sustentável para os 222 municípios do Estado. Por sua vez, o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, expôs a importância do semiárido voltado para o desenho do projeto, destacando o diferencial para o aumento da produtividade agroecológica e da conquista de novos mercados. “Ampliar a produção e conquistar novos mercados; estaremos juntos nesta conquista, oferendo meios e aportes técnico e financeiro para atingir esses objetivos”, afirmou.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, Jeová Campos, destacou a diversidade do clima e da riqueza do solo paraibano. Ele solicitou que fossem colocados projetos que representassem os anseios dos produtores com a implantação de novas tecnologias. Já o prefeito Chico Mendes, que representou os 15 prefeitos da região, elogiou a sensibilidade do Governo do Estado quando defendeu junto ao Banco Mundial a inclusão dos 222 municípios no PB Rural Sustentável. “Não tenho dúvidas Omar Gama, que o projeto será um grande sucesso”, falou Chico Mendes.

Em Cajazeiras, participaram do seminário cerca de 200 representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos.

Os seminários, de acordo com o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama objetivam divulgar e informar aos beneficiários do PB Rural Sustentável sobre as ações, metas e formas de apresentar demandas a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.

Os 15 municípios envolvidos são: Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Em Sousa, o seminário ocorrerá no auditório do Campus da UFCG / Centro de Ciências Jurídicas e  Sociais – Rua Sinfrônio Nazaré, 38 – Centro. As cidades do Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis, Aparecida, Cajazeirinhas, Lagoa, Pombal, São Bentinho e São Domingos, estarão presentes.

Catolé do Rocha sediará o seminário, na quinta-feira (5), e terá como local, o auditório do Campus da UEPB. Os municípios participantes serão os seguintes: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José do Brejo do Cruz e Paulista.

Itaporanga, dia 10; Patos, 11; Princesa Isabel, 12; Soledade, 17; Sumé, 18; Campina Grande, 19; Cuité, 24; Bananeiras, 25 e Itabaiana, 26, são as próximas cidades a sediarem os seminários do PB Rural Sustentável.