Notícias

Representante do Banco Mundial enaltece trabalho da equipe técnica do Cooperar

publicado: 11/08/2023 11h50, última modificação: 11/08/2023 11h51
WhatsApp Image 2023-08-11 at 11.43.09.jpeg

Foto: Beto Rocha

“O Projeto PB Rural Sustentável tem avançado em todas as frentes de ações que o Cooperar executa hoje, como dessalinizadores, ADC, ADS, cisternas, passagens molhadas, tecnologias sociais e o trabalho com cooperativas. Isso é essencial porque hoje o Projeto Cooperar tem uma equipe muito segura, preparada e que tem todas as condições de finalizar as atividades em todas essas áreas e levar desenvolvimento, acesso à agua e mercado para os agricultores familiares da Paraíba. Estamos muito satisfeitos. Essa terceira visita foi muito importante, porque fez todo um apanhado dos serviços executados”.

A declaração é do gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara Rocha que esteve recentemente, em missão na Paraíba, analisando o progresso das ações e recomendações acordadas na missão anterior – realizada em maio de 2023. “A nossa equipe está aqui com o intuito de que possamos planejar, em conjunto, como executar essas ações de forma integrada, envolvendo planejamento fiduciário, financeiro, de salvaguardas, dentre outros, para que consigam manter as notas que tem obtido”, reforçou Leonardo.

O PB Rural Sustentável é um projeto do Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Banco Mundial, um dos alicerces para a promoção do desenvolvimento econômico e social da população rural, em especial do Semiárido. E tem como área de abrangência 222 municípios do Estado priorizados de acordo com os indicativos de meteorologia, produção agrícola e aspectos sociais. A população indígena e quilombola têm prioridade nas demandas encaminhadas ao Cooperar.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.