Notícias

Projeto Cooperar tem novo endereço

publicado: 09/03/2020 12h48, última modificação: 09/03/2020 12h48
Fachada b.jpg

O Projeto Cooperar, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), tem suas atividades implementadas agora na avenida Epitácio Pessoa, nº 4.756 – Bairro Cabo Branco, onde funcionava a Companhia Paraibana de Gás (Pbgás) em frente ao Hotel Village.

A mudança deve-se a uma reforma que o Governo, por intermédio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) irá promover nas instalações do antigo prédio, que fica localizado na BR 230, Km 14, na Estrada de Cabedelo. Neste endereço o Cooperar se instalou por 21 anos.

Lá, o Cooperar executou o PCPR – Programa de Combate à Pobreza Rural, o PRPR – Programa de Redução à Pobreza Rural e, agora, o PB Rural Sustentável. As ações desenvolvidas pelo Cooperar tiveram início no ano de 1978, como Programa de Desenvolvimento Rural Integrado (PDRI), perdurando até 2014, como Programa de Combate da Pobreza Rural (PCPR). No ano de 2006, o Cooperar encerra mais um ciclo de atividades, voltando no ano de 2011 a executar mais um programa com recursos do Banco Mundial provenientes do Empréstimo nº 2876-BR, para o Programa de Redução da Pobreza Rural (PRPR).

Em 2019 com a apresentação do novo Cooperar III, o Governo renova o pedido junto ao Banco Mundial através do acordo de Empréstimo nº 8639-BR, para efetivação do Programa PB Rural Sustentável, com duração de quatro anos (2019 a 2023).

PB Rural Sustentável – Em quatro anos (2019/2023) o programa PB Rural Sustentável, que é considerado pelo Governo do Estado como um dos alicerces para a promoção do desenvolvimento econômico social e ambiental do meio rural, financiado com recursos de empréstimo do Banco Mundial e da contrapartida do tesouro estadual e das comunidades, cuja meta principal é facilitar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e inserir os pequenos produtores rurais ao mercado visando aumentar a renda e gerar emprego entre a população rural paraibana.

A pretensão do governo paraibano é beneficiar 44,6 mil famílias de agricultores dos 222 municípios do Estado, que corresponde a 165 mil pessoas da zona rural assistidas por subprojetos priorizados pela própria comunidade. A tônica do governador João Azevêdo é promover o acesso à água de boa qualidade e em quantidade, e introduzir e disseminar tecnologias e práticas agropecuárias melhoradas e adaptadas às condições climáticas da região semiárida.