Notícias

Projeto Cooperar participa do Encontro Regional das Juventudes do Campo

publicado: 18/08/2023 12h40, última modificação: 18/08/2023 12h44
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-08-18 at 09.05.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 09.05.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 09.05.28 (1).jpeg

O Projeto Cooperar participou, na quinta-feira (17), do Encontro Regional das Juventudes do Campo, realizado pela Secretaria Executiva de Juventude e a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds). O Evento ocorreu no centro de treinamento Elizabeth Teixeira, em Lagoa Seca, e reuniu cerca de 130 pessoas para ouvirem sobre as ações do Governo e parceiros em favor do desenvolvimento da agricultura familiar e permanência dos jovens no campo.

O Cooperar foi representado pela coordenadora da Salvaguardas Socioambiental, Carolina Queiroz, que palestrou no evento sobre as ações do Projeto em favor dos jovens da zona rural paraibana: “ O Encontro Estadual das Juventudes do Campo foi um momento bastante significativo para os jovens camponeses, que contou com representantes de órgãos estaduais para falar das ações do Governo em favor da juventude, bem como instituições parceiras que explicaram sobre acesso a crédito, acesso a estágios e como ingressar em projetos voltados para a juventude rural. Os jovens também tiveram a oportunidade de participar e reivindicar melhorias na qualidade de vida para que possam permanecer no campo“, disse Carolina.

A coordenadora da Salvaguardas ainda explicou que o PB Rural Sustentável, através de ações como os projetos de acesso a água de qualidade, melhorias de acesso rural e tecnologias sociais com segurança alimentar, permitem que o jovem permaneça cada vez mais no seu lugar: “Não tem nada melhor você estar na sua casa e ter água de qualidade para beber, poder ir até uma escola em tempos de chuva através de uma passagem molhada, ter sua subsistência com as tecnologias sócias, dentre outros benefícios que o Cooperar traz para o povo”.

O PB Rural Sustentável tem como público prioritário os povos quilombolas e Carolina ressaltou a participação deles no evento “Convidamos três jovens quilombolas, Maria da Penha Gonçalves, Eliana Firmino, Tays Rodrigues, do quilombo Pedra D'agua em Ingá, que se fizeram presentes e vão ser beneficiárias de cisternas no novo contrato de 2.700 cisternas. Além disso, no encontro os jovens beneficiários do Projeto puderam saber mais sobre o andamento dos subprojetos em que estão ingressando”, finalizou Carolina.

Na ocasião, estavam presentes o coordenador geral do Procase, Nivaldo Magalhães, o Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires e o Secretário Executivo de Esporte e Lazer, Pedro Matias. Ademais, houveram palestrantes e técnicos de instituições como SEAFDS, MST, CPT, AJC, FETAG, Polo da Borborema, Território de Aprendizagem do Cariri, Paraíba Tec, Empreender, Banco do Nordeste, CIEE e SENAR.