Notícias

Projeto Cooperar e Senar promovem capacitação em Cooperativas de Aparecida e Catolé do Rocha

publicado: 27/11/2023 16h03, última modificação: 28/11/2023 13h42
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-11-27 at 12.40.33.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-27 at 12.40.34 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-27 at 12.40.34.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-27 at 12.40.34 (2).jpeg

Entre os dias 22 e 25 deste mês, o Projeto Cooperar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram oficinas de Boas Práticas de Fabricação de Mel e Controle Sanitário, na Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Sertão Paraibano (Coaspa), no município de Aparecida, e sobre Comercialização, Cenários, Estratégias, Inovação e Tecnologias, na Cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados de Catolé do Rocha (Catoleite).

O Cooperar e o Senar firmaram parceria para atender e capacitar produtores rurais do Estado da Paraíba, com o objetivo de realizar Assessoria Técnica e Gerencial, através das ações de capacitação, treinamentos, oficinas, consultoria, dias de campo e intercâmbios para troca de experiências em comunidades rurais e organizações produtivas nos municípios contemplados com ações do PB Rural Sustentável. O Senar atuará também no contexto das Alianças Produtivas.

Na Coaspa, o curso de Boas Práticas de Manipulação e Controle Sanitário na Produção de Mel, ministrado pelo instrutor Kayo Matheus, do Senar, “foi de fundamental importância na capacitação e formação dos apicultores no que diz respeito a legislação e normas sanitárias que regem a produção, colheita, transporte, armazenamento e envase do mel, garantindo um produto de alta qualidade para o consumidor final. Este treinamento ofertado através da parceria Cooperar e Senar, possibilitou a atualização dos conhecimentos dos apicultores, trazendo melhorias significativas no desempenho da atividade e na qualidade dos produtos expostos”, afirmou o instrutor.

A capacitação, segundo, ainda, Kayo, objetivou capacitar produtores e trabalhadores rurais e jovens filhos e netos do homem do campo, visando proporcionar conhecimentos técnicos na área de manipulação de alimentos, “que traz como consequência positiva a melhoria na qualidade dos alimentos produzidos por estes fabricantes”, ressaltou.

Conforme a instrutora Fernanda Araújo, que ministrou a oficina na Catoleite “o curso sobre comercialização: cenários, estratégias, inovação e tecnologias para acesso a mercados teve como objetivo principal levar o produtor conhecer os cenários da comercialização, suas estratégias tradicionais e digitais, canais alternativos de negociação para acesso a mercados. Foi um treinamento de 16 horas voltadas para o produtor rural, no caso da Catoleite, dirigida a bovinocultura leiteira e sistema agroindustrial de beneficiamento do leite”, disse Fernanda.

Em sua essência o curso buscou sensibilizar o produtor para a importância de se adequar aos novos contextos do mercado trazidos pela inovação tecnológica, a mudança de comportamento do consumir, e as novas estratégias de comercialização, tanto nos meios físicos quanto no digital. “Desta forma o curso alertou para a importância de conhecer o mercado, concorrentes e consumidores, construir uma marca com reconhecimento e posicionamento no mercado e a adoção de estratégias de marketing para esse processo”, frisou a instrutora.

Para os presidentes das duas Cooperativas, Francisco Mangueira (Coaspa) e Manoel Pedro (Catoleite), respectivamente, “foi uma satisfação enorme receber os técnicos do Projeto Cooperar e os instrutores do Senar, que ministraram esses importantes cursos para os produtores, que chegaram numa boa hora em que estávamos precisando dessa capacitação. Ela veio trazer um grande benefício: o conhecimento. E conhecimento é tudo na vida", confirmaram.

As oficinas foram acompanhadas pela coordenadora do Componente 3 (Alianças Produtivas), Valdecy Freire e pelos técnicos Maylme Felinto e Roberto Rocha.