PB Rural Sustentável traz avanços para a zona rural em 2023

encontro estadual.jpeg
Cooasc.png
Capribom.jpeg

O Projeto Cooperar realizou, ao longo do ano de 2023, uma série de obras visando o desenvolvimento econômico, social e sustentável da zona rural paraibana. Ações como a construção de Cisternas, Passagens Molhadas, ADS, Dessalinizadores, auxílio ás cooperativas através das Alianças Produtivas e capacitações pelo Componente 1 têm feito uma verdadeira transformação social para o homem e a mulher do campo. Confira abaixo as conquistas do PB Rural Sustentável nesse ano.

Medidas de acesso a agua: Cisternas, Dessalinizadores e ADS

Nesse ano, o Projeto Cooperar atingiu o marco de mais de 5.500 cisternas construídas na zona rural, beneficiando milhares de famílias e trazendo água de qualidade para quem precisa. A meta é que até o final do projeto, sejam mais de 11 mil cisternas entregues pelo Cooperar na Paraíba.

De mesmo modo, os Sistemas de Abastecimento com Dessalinização fazem a diferença para comunidades que antes eram impedidas de usufruírem de água potável devido à alta salinidade dos poços. Agora, com os 26 Dessalinizadores já entregues, a água é uma feliz realidade.

Por fim, os 6 ADS (Sistema de Abastecimento de Água Simples) construídos nas comunidades rurais, permitiram aos beneficiários um espaço para pegarem água todos os dias e não mais percorrerem longas distâncias para conseguir o recurso.

O Coordenador do Componente de Engenharia do Cooperar, Geraldo Albuquerque, destacou a diferença que as obras de segurança hídrica trazem: “Trabalhamos durante 2023 buscando melhorar o acesso a água. Assim, reduzindo a vulnerabilidade agroclimática e aumentando o acesso da população rural da Paraíba ”, frisou Geraldo.

Passagens Molhadas

A locomoção na zona rural tem sido transformada através da construção de passagens molhadas, permitindo que os estudantes possam ir sem empecilhos para a escola e as comunidades não fiquem mais isoladas nos tempos de chuva. Já são mais de 60 passagens molhadas construídas pelo Cooperar, resultando em milhões investidos para o bem das comunidades.

Segundo Geraldo, há ainda mais de 30 passagens em construção, além das outras que em breve entrarão em processo de implementação.

Alianças Produtivas – O auxílio ás cooperativas familiares

O PB Rural Sustentável, através do Componente 3 – Alianças Produtivas, têm investido nas cooperativas familiares para os ajudarem a conseguir expandir suas produções e ganhar destaque no mercado. Até o momento, são 19 cooperativas com alianças em implementação sendo beneficiadas com valores superiores a R$ 12,5 milhões, em 16 municípios paraibanos. Assim, áreas como a fruticultura, apicultura, caprino e bovinocultura, avicultura caipira, floricultura, cotonicultura, rizicultura e hortifrutigranjeiro, tem o apoio necessário para seu crescimento.

A coordenadora do componente3, Valdecy Freire, pontuou a diferença que as ações das Alianças Produtivas estão trazendo para o desenvolvimento do empreendedorismo familiar “Esse é um momento de celebração dos resultados até então alcançados, que vem impactando positivamente na atuação e no fortalecimento das organizações de produtores, dos empreendimentos e, em especial, das famílias beneficiadas nas diversas cadeias produtivas, regiões e municípios do nosso Estado”, disse.

A coordenadora enfatizou ainda que “o êxito das ações implementadas durante esse ano é fruto da soma de esforços coletivos e do alinhamento de ações institucionais, proporcionando resultados promissores que garantirão aos agricultores e agricultoras melhoria na qualidade de vida, através do aumento da renda, comercialização da produção e acesso a novos mercados” finalizou Valdecy

Além do apoio financeiro, a equipe das Alianças também atua, através do SENAR e EMPAER, com medidas como cursos, oficinas, assistência técnica e elaboração de planos de negócio, permitindo assim que as organizações funcionem com excelência.

Capacitações pelo componente 1

Não basta apenas ter o benefício, é necessário saber como cuidar propriamente dele. É por isso que componente 1 do Cooperar realizou, em 2023, mais de 220 oficinas de capacitações com beneficiários do PB Rural, com o intuito de os mostrar o uso sustentável e correto de obras como cisternas, dessalinizadores e ADS. Assim, garantindo uma maior satisfação dos beneficiários do PB Rural Sustentável.

Nalfra Batista, coordenadora do Componente 1, abordou o diferencial que as capacitações trazem para as comunidades “As oficinas de capacitação tem o objetivo de garantir autonomia aos beneficiários, diante da conclusão da execução dos projetos e que seus sistemas possam seguir funcionando plenamente. Assim, garantindo a participação dos beneficiários na construção coletiva da gestão social e fazendo a diferença na vida das famílias com autonomia comunitária e segurança hídrica”, disse Nalfra.

São várias conquistas em 2023 e a equipe do PB Rural Sustentável pretende continuar trabalhando da melhor maneira possível para garantir a qualidade de vida dos agricultores familiares paraibanos.