Notícias

PB Rural Sustentável: Encontro Estadual de Organizações Produtivas e Entidades Parceiras acomodou cerca de 200 participantes

publicado: 04/08/2023 10h06, última modificação: 10/08/2023 15h09
1 | 7
Foto: Beto Rocha
2 | 7
Foto: Beto Rocha
3 | 7
4 | 7
Foto: Beto Rocha
5 | 7
Foto: Beto Rocha
6 | 7
7 | 7
WhatsApp Image 2023-08-04 at 10.00.54.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-04 at 10.00.55 (2).jpeg
B40A0B62-D727-45AA-8A9B-87CDB9DD9A25.JPG
WhatsApp Image 2023-08-04 at 10.00.55 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-04 at 10.00.55.jpeg
DSC07465 (1).JPG
DSC07562.JPG

O Projeto Cooperar realizou, na terça-feira (02), o Encontro Estadual de Organizações Produtivas e Entidades Parceiras. O evento visou reunir as cooperativas auxiliadas pelo Projeto Cooperar para celebrar as conquistas em favor delas, bem como juntar diferentes órgãos estaduais para oferecerem seu apoio e tirarem as dúvidas dos beneficiários. As cooperativas também obtiveram stands a fim de mostrarem seus produtos para o público e comercializá-los. Ao Encontro, compareceram cerca de 200 participantes, e foi realizado no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae/PB (1º Andar do Shopping), em João Pessoa.

A abertura do evento foi feita por Omar Gama, coordenador geral do Projeto Cooperar. Ele fez um balanço das ações do PB Rural Sustentável até o primeiro semestre desse ano e celebrou a importância do evento: “São mais de 180 mil pessoas beneficiadas com investimento superior a R$ 160 milhões, aplicados em acessos para escoar a produção, interligar cidades e qualidade de vida para os pequenos produtores rurais, além de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercado da população rural da Paraíba, visando aumentar a renda e a geração de empregos”, disse.

O governador João Azevêdo foi representado pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, que se reportou com relação a comercialização dos produtos dos agricultores, que é preciso ter um planejamento para o escoamento e a venda. “Quero desejar sucesso em nome do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro, que também atua diretamente nessa frente e abraça esse sentimento de reter o homem do campo de uma forma que ele rentabilize seu negócio com dignidade”, argumentou.

O secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Duda, disse que “para nós da Secretaria da Agricultura Familiar estar nesse encontro com o setor produtivo da agricultura familiar e com o Projeto Cooperar dialogando sobre este setor, que coloca alimentos na mesa de todos nós paraibanos todos os dias, com essa preocupação da sucessão rural, do desenvolvimento e sair de uma agricultura familiar de subsistência para uma agricultura economicamente viável, onde a nossa juventude possa estar inserida”, ressaltou.

Helena Lourenço, presidente da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba, em nome das mulheres da cooperativa e da técnica Karol Amorim, saudou as mulheres da Cooperativa e do Projeto Cooperar. “Minhas palavras são somente de gratidão ao governador João Azevêdo e a equipe do Cooperar por confiar em nós, que sabem da nossa luta e o que passamos para conseguir as coisas, mas graças à Deus os benefícios chegaram na hora certa para resgatar esse grande projeto que veio dar dignidade para as mulheres da Cooperativa”, disse.

Em seguida foi realizado o primeiro painel mediado pelo representante do Farol do Desenvolvimento da Paraíba e consultor do Projeto Cooperar em gestão e acesso a mercado, Chico Nunes, e composto por Keke Rosemberg, assessor da Superintendência do Banco do Nordeste e Fabrício Feitosa, secretário executivo do Empreender Paraíba. Eles fizeram exposições e debates acerca do acesso a créditos nas duas instituições. O segundo composto pela secretária Pollyanna Dutra, de Desenvolvimento Humano, com os prefeitos de Ingá Robério Burity e Lauro Maia, de Catolé do Rocha. O debate foi em torno do mercado institucional no âmbito do governo da Paraíba, seguido de relatos dos Prefeitos sobre o apoio às Cooperativas locais.

Á tarde, os painéis foram iniciados e também mediados por Chico Nunes, junto com Pedro Albuquerque, do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB), Sérgio Martins, do Senar/PB e João Manoel, do Sebrae/PB, que discutiram sobre o apoio as demandas apresentadas pelas Cooperativas. No segundo painel, Ruy Bezerra, da Companha de Desenvolvimento do Estado (Cinep) e Eliezia Paulino, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) abordaram sobre o mesmo tema.

O último painel da tarde foi mediado por Flávio Muller, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que discorreu sobre o tema: Mercados Institucionais. Em seguida, o presidente da Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Sertão Paraibano (Coaspa), Francisco Mangueira Peixoto representando todas as organizações produtivas presentes ao Encontro, proferiu palestra sobre a Interação do Público Alvo com Parceiros Institucionais. Após a avaliação, o evento foi encerrado com um coffee break.

O encontro, além de extrema importância, foi exitoso em manter a comunicação do Governo do Estado com as cooperativas para garantir que elas continuem ocupando destaque e transformando a zona rural paraibana em um lugar com mais empreendedorismo, dignidade e qualidade de vida.

Também estavam presentes no evento, Nivaldo Magalhães, coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (Procase), além das equipes técnicas do Projeto Cooperar, Empaer, Procase e da Rede Estadual de Colegiados Territoriais.