Notícias

PB Rural Sustentável: Consultor do Banco Mundial enaltece obras de Passagens Molhadas executadas na Zona Rural

publicado: 01/02/2023 10h17, última modificação: 01/02/2023 10h17
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-01-30 at 10.11.31.jpeg
WhatsApp Image 2023-01-30 at 10.11.32 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-01-30 at 10.11.32.jpeg

O Projeto Cooperar recebeu, entre os dias 24 e 26 deste mês, a visita do engenheiro Paulo Francisco Oliveira da Fonseca, Consultor Especialista em Transportes do Banco Mundial. Ele veio com a missão de verificar o andamento das obras de Passagens Molhadas executadas pelo PB Rural Sustentável, financiadas pelo Banco Mundial com contrapartida do Estado da Paraíba.  O engenheiro, que estava acompanhado por técnicos e coordenadores do Cooperar, visitou obras finalizadas e avaliou positivamente o progresso.

Na quarta-feira (24), Paulo Fonseca chegou a Paraíba e participou de uma reunião interna com os coordenadores e a equipe de engenharia do Projeto Cooperar. No encontro conversaram sobre o andamento do projeto, além de ideias que podem ser construídas no futuro.

No dia seguinte (25), foram iniciadas as visitas técnicas para avaliar presencialmente as obras de Passagens Molhadas. Junto de coordenadores, técnicos e engenheiros do Cooperar, o consultor do Banco Mundial conheceu as obras executadas nas comunidades de Riacho do Sangue (Barra de Santa Rosa), Assentamento Santo Antônio (Sossego), Roçado de Fora (São José dos Cordeiros), Cabeça Branca, Jaguaribe e Formigueiro (Sumé).

Já no dia 26, visitou as Passagens Molhadas das comunidades de Boa Vista dos Barões (Ouro Velho), Conceição, Cachoeirinha e Malhada da Pedra (Sumé), encerrando as visitas.

Omar Gama, coordenador geral do Projeto Cooperar, pontuou a trajetória da visita. “Estivemos com o engenheiro Paulo Fonseca nessa última semana para a avaliação das passagens molhadas. Das 33 obras que estão prontas ou em fase de conclusão, ele escolheu 9 nos municípios de Barra de Santa Rosa, Sossego, São José dos Cordeiros, Ouro Velho e Sumé. Ele ficou muito impressionado e elogiou bastante, inclusive interagindo com a população local para sentir o grau de satisfação. ” Disse.

Luiz Tadeu, coordenador da Engenharia, destacou a importância da vinda do consultor do Bird, afirmando que o engenheiro Paulo elogiou as características do Projeto das Passagens Molhadas, bem como, o processo de execução. “Claro que algumas sugestões foram dadas para esses projetos e também foram avaliadas as características individuais de cada passagem e as melhoras que podem ser feitas para essas e as futuras passagens a serem construídas”, ressaltou.

Em seu depoimento, Paulo Fonseca demonstrou otimismo com relação ao andamento dos trabalhos e ressaltou a importância do benefício. “Fiquei satisfeito com as obras selecionadas dentro do Projeto Cooperar, que permitem que as comunidades tenham acesso aos mercados e aos serviços do Estado, durante o período das cheias dos rios da região, que deixavam ‘ilhadas’ comunidades inteiras por até 5 meses. E agora, com as passagens molhadas executadas, poderão se locomover com segurança, facilitando o acesso à saúde e a educação, além de reduzir a insegurança alimentar dessas comunidades”, finalizou.

A visita do representante do Banco Mundial ao Projeto Cooperar é essencial para continuar exercendo a comunicação entre o Projeto e o Bird, numa parceria que tem mudado a vida de milhares de agricultores familiares paraibanos.