Notícias

PB Rural Sustentável: Comunidade Quilombola de Tavares é beneficiada com subprojeto de Abastecimento D’água Completo

publicado: 18/08/2023 11h39, última modificação: 18/08/2023 11h39
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-08-18 at 09.06.44.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 09.06.43 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 09.06.43 (1).jpeg

Mais de 500 pessoas que representam 137 famílias da Comunidade Quilombola do Sítio Domingos Ferreira, serão beneficiadas com a implantação do subprojeto de Abastecimento D’água Completo (ADC), no município de Tavares, localizado no Alto Sertão Paraibano. Nesta quinta-feira (17), o coordenador de Engenharia do Projeto Cooperar, Geraldo Muniz acompanhado do engenheiro Ben Hur (Engenharia) e da geógrafa Célia Lins (Salvaguardas Socioambiental) do Cooperar fizeram uma vista de inspeção ao local onde será construído o subprojeto naquela localidade.

Conforme o engenheiro Ben Hur, que acompanha o subprojeto, a adutora terá uma extensão de 8.400 metros, cuja água captada para as casas dos moradores será da Barragem da Cachoeira Lisa, como é conhecido o açude construído em 1990. E de acordo com a geógrafa Célia Lins, “o subprojeto é de grande relevância, viável ambientalmente e irá trazer benefícios sociais, sanitários e econômicos para a comunidade”, garantiu. Os moradores aproveitam as águas do açude para plantar milho, feijão, mandioca, verduras e capim, além da pesca que é comercializada na região.

O presidente da Associação Remanescente Quilombola do Sítio Domingos Ferreira, José Davi Vieira, disse que esse subprojeto de abastecimento de água completo feito pelo Projeto Cooperar, “é um sonho da comunidade que será realizado com o poder de Deus e a força do Projeto Cooperar”. O agricultor Moacir Gomes Feitosa, que há 60 anos reside na comunidade agradeceu ao governador João Azevêdo e aos técnicos do Projeto Cooperar “pelo benefício que a água do açude vai trazer para nossa comunidade”, enfatizou Moacir.

Outro subprojeto de Abastecimento D’água Completo (ADC) vistoriado pelos técnicos do Projeto Cooperar, foi na Comunidade Rural de Flores, no município de Pombal.

O PB Rural Sustentável, Projeto firmado entre o Governo do Estado da Paraíba e o Banco Mundial, através do acordo de empréstimo 8639-BR, é executado pelo Projeto Cooperar órgão da administração direta do estado, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) com atuação em 222 municípios do Estado da Paraíba (à exceção do município de João Pessoa).