PB Rural supera expectativas de participantes em seminários no Alto Sertão

publicado: 07/09/2019 10h22, última modificação: 07/09/2019 10h22
06.09.jpg

Mais de 860 representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos participaram dos  seminários de divulgação e informações aos beneficiários do PB Rural Sustentável sobre as ações, metas e formas de apresentar demandas, a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa Os eventos aconteceram nos dias 28 de agosto e de 3 a 5 deste mês, nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, 861 participantes, superando as expectativas dos organizadores.

Os eventos aconteceram nas sedes das cidades anfitriãs, numa realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar. O 4º Seminário do Ciclo de Divulgação do Programa PB Paraíba Sustentável aconteceu nessa quinta-feira (5), no auditório do Campus da UEPB, e contou com a participação dos seguintes municípios: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José do Brejo do Cruz e Paulista.

Para o secretário Luiz Couto, da Agricultura Familiar, os quatro primeiros ciclos do seminário realizados no Alto Sertão paraibano, “foram muito importantes, pois as comunidades estão participando e se beneficiando das informações e conhecendo profundamente o projeto e verificando que isso será um elemento importante para a produção agrícola e pecuária, ou seja, para ter acesso à água, que é fundamental. Nesse sentido, todos os representantes da agricultura familiar e outros instrumentos que estão trabalhando nessa perspectiva, de fazer com que nós possamos ter um PB Rural como um novo momento do progresso e do desenvolvimento da agricultura familiar e que vai trazer, com certeza, muitos benefícios para o povo da Paraíba”.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, ao fazer uma análise da realização dos últimos quatro seminários que aconteceram nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, disse que os eventos têm sido de importância fundamental porque essas reuniões, com a participação dos futuros beneficiados do Programa, eles têm a possibilidade de informar como as associações, cooperativas e os conselhos poderão chegar ao Projeto Cooperar. Omar espera que os próximos seminários tenham o mesmo sucesso dos quatro já realizados na Capital e no Alto Sertão paraibano.

Já o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, Jeová Campos, ao fazer um balanço dos seminários realizados na semana passada, parabenizou a equipe do Projeto Cooperar pela iniciativa. “O Cooperar é um projeto que de fato precisa ter apoio da coletividade. A Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar se sente honrada com esta parceria. Vamos dar passos importantes para que o PB Rural seja um sucesso”. Jeová disse, ainda, que todos os seminários realizados no Alto Sertão foram qualificados, ressaltando não ter dúvidas de que o governador João Azevêdo está no caminho certo, entendendo que esse projeto tem tudo para melhorar a vida do camponês.

O gerente regional do Projeto Cooperar, com sede no município de Sousa, Wellington Costa, pontuou que prestará assistência para 40 municípios da região, e que, de modo geral, os seminários realizados na sua gerência foram de grande importância para todos que participaram do evento. Wellington acrescentou que a maior demonstração dessa importância foi a grande participação dos atores envolvidos de cada município. Ele também lembrou que a Secretaria da Agricultura Familiar e o Projeto Cooperar “vão dar condições para o Programa executar projetos produtivos e de infraestrutura nas comunidades, melhorando significativamente a vida do agricultor”, disse o gerente.

O seminário que foi realizado nesta quinta-feira (5), em Catolé do Rocha, contou ainda com as presenças do prefeito Raimundo José de Lima, do município de Mato Grosso, o vice-prefeito de Catolé do Rocha, Lauro Adolfo Maia, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da UEPB, Vaneide Lima. A Banda Sinfônica “Iraci Barbosa”, do projeto Prima – Programa de Inclusão através da Música e das Artes fez apresentação no evento, sob a regência do maestro Caio Kennedy.

Os Seminários de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável serão realizados na próxima semana, entre os dias 10 e 12, nos municípios de Itaporanga (10); Patos (11); e Princesa Isabel (12). Na semana seguinte em Soledade (17); Sumé (18); Campina Grande (19); Cuité (24); Bananeiras (25) e Itabaiana (26).