Notícias

PB Rural reúne em Workshop Instituições e Organizações Produtivas do Estado da Paraíba

publicado: 07/03/2025 09h46, última modificação: 07/03/2025 09h46
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
imagem 01.jpeg
imagem 02.jpeg
imagem 03.jpeg
imagem 04.jpeg

Iniciando a agenda da Missão de Apoio à Implementação do PB Rural Sustentável, acontece entre os dias 6 e 7 deste mês, no auditório do Projeto Cooperar, por intermédio do Componente 3 (Alianças Produtivas), apoiado pelo Componente 1 (Fortalecimento Institucional), o workshop de Capacitação e Cálculo de Emissões de Metano Provenientes da Cadeia de Produção da Pecuária apoiada pelo Projeto PB Rural Sustentável.

O Workshop tem como objetivo a introdução a demandas e diretrizes internacionais e nacional sobre inventários de emissões de metano proveniente da produção pecuária, além de repassar conceitos básicos sobre emissões de metano relacionados à pecuária; fornecer orientações sobre como coletar e interpretar dados; capacitar no uso da ferramenta Excel desenvolvida e realizar uma análise de sensibilidade.

O conteúdo também contempla a sensibilização e a conscientização para o aumentar da consciência sobre o impacto das emissões de metano nas mudanças climáticas e promove uma compreensão mais ampla da responsabilidade ambiental no setor agropecuário, além de discutir estratégias para mitigação das emissões de metano, como melhoramento genético, manejo de pastagens e alterações na dieta animal.

O evento foi aberto pelo coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama e por Leonardo Bichara, gerente do Banco Mundial para o Cooperar, e ministrado pelos consultores Marcos Tito e Guilherme Coutinho, integrantes da delegação do BIRD na Paraíba.

Omar Gama desejou boas-vindas aos participantes e êxito na condução do workshop pelos conferencistas. Já, Leonardo Bichara, disse que a pecuária é responsável por uma boa parte da emissão de gases no Brasil e no mundo. Ele ressaltou a participação das Cooperativas que são beneficiadas pelo Projeto Cooperar “e que a oficina seja bastante interativa onde os participantes consigam provocar além de aprender, porque é com base nessa discussão que vamos levar a regulamentação de vocês para outros projetos que o BM financia não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, asseverou.

A pauta desta quinta-feira (6), das 9 às 12 horas, constou da Introdução; Emissões de GEE nas cadeias de suprimento de ruminantes; Iniciativas para a transição verde/descarbonização da pecuária; Prática de mitigação de emissões de GEE na produção pecuária, e Fontes de emissões de Metano. Das 14 às 17 horas, haverá exercício de cálculo. No dia 7, continuação do exercício de cálculo e das 14 às 17 horas, Análise de dados e breve Introdução à Emissões de GEE e mudanças no uso do solo.

Além da equipe técnica do Projeto Cooperar, estavam presentes representantes das Organizações Produtivas: CATOLEITE, CAPRIBOM, CAPRIBOV, COOPAC e CAPRICOL. A oficina contou ainda, com outros parceiros institucionais: SENAR, EMPAER, GEOP, GEPMA, PROCASE, SEAFDS, SEMAS e CAGEPA.