Organizações Produtivas beneficiadas pelo Cooperar participam da 17ª edição da Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper)

publicado: 11/10/2023 16h29, última modificação: 11/10/2023 16h31
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.52.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.21.47.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.51 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.51.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.49 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.49 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.49.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-11 at 16.19.50.jpeg

Do dia 9 a 11 de outubro está ocorrendo, no Centro de Convenções, a XVII edição da Convenção Paraibana de Supermercados, ocasião que reúne equipe de vendas, representantes comercias, empresários e demais participantes do mercado de varejo para promover o crescimento do empreendedorismo paraibano e nordestino. O evento está contando com a participação de 6 cooperativas beneficiadas pelo PB Rural Sustentável, sendo elas a CAPRIBOM, COOAPIL, COPAF, COOPRAFE, CAPRIBOV, CATOLEITE que mostraram toda a força e qualidade dos produtos da agricultura familiar.

Aristóteles de Sá Calvacante, cooperado e um dos fundadores da COOAPIL, contou a diferença que o evento traz para as cooperativas familiares “Aqui é um ambiente propício para a divulgação, porque tem pessoas de vários segmentos e muita gente movimentando o local, e isso ajuda na comercialização de nossos produtos”, disse Aristóteles.

Conquistar espaço no mercado privado exige esforço e Otávio Domingos, cooperado da COOPAF, contou que um evento como a Consuper permite as cooperativas fazerem novas parcerias: “É um evento bastante importante para a gente que faz parte da agricultura familiar, que tem como uma das maiores dificuldades hoje a comercialização no mercado privado. E com um espaço desse, nós encontramos negócios e conexões, facilitando para criarmos pontes no mercado privado. É uma experiência fantástica para ajudar e fortalecer a agricultura familiar”.

Já Robert Bezerra, cooperado da CAPRIBOM, pontuou o diferencial da agricultura familiar em fornecer opções mais saudáveis e saborosas “Nossos produtos não levam agrotóxicos, são 100% naturais, permitindo ao cliente sentir o sabor natural daquilo que está comprando. Os nossos são produtos diretamente da roça para a sua mesa. Esse é o nosso potencial”

São muitas as adversidades para que os pequenos produtores consigam crescer. Por isso, os beneficiários destacam a importância do auxílio governamental, recebido através do PB Rural Sustentável, para garantir o desenvolvimento das organizações produtivas:  “O Cooperar é de suma importância no nosso meio de cooperativas. Sem o Projeto, nós também não chegaríamos aqui, porque o Cooperar é quem nos dá condições para que a gente possa apresentar nossos produtos. ”, frisou Janete Chavier, diretora presidente da COOPRAFE.

Wendell Lima, presidente da Central de Cooperativas, concluiu agradecendo aos diversos órgãos institucionais que permitem o crescimento do cooperativismo familiar “É uma oportunidade de mostrarmos produtos de qualidade por preços acessíveis. Por isso, nós agradecemos ao Cooperar, ao Sistema FAEPA/SENAR e o sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que tem dado todo o apoio para estarmos aqui. Nós também não podemos deixar de falar da medida do Governo do Estado que deu benefício fiscal para as cooperativas da agricultura familiar, melhorando as nossas condições de competitividade junto com o mercado privado. Por isso, agradecemos ao governador João Azevêdo, bem como os secretários da fazenda Marialvo Laureano e Bruno Frades. Na base, nós temos o Cooperar, fomentando a qualificação dos nossos empreendimentos, para melhorar o beneficiamento, a logística das cooperativas e fortalecer a produção”, finalizou Wendell.

É gratificante para o Projeto Cooperar ver o resultado do trabalho que tem sido feito, através das Alianças Produtivas, para garantir o contínuo crescimento das cooperativas paraibanas, possibilitando renda e qualidade de vida para os produtores rurais paraibanos.