Notícias

Omar Gama pontua as ações do PB Rural Sustentável para o Jornal A União

publicado: 21/08/2023 13h59, última modificação: 21/08/2023 13h59
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-08-15 at 12.39.31.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-15 at 12.39.55.jpeg

O Projeto Cooperar recebeu, na última terça-feira (15), a visita de representantes do Jornal União para entrevista com o coordenador geral do Cooperar, Omar Gama. Na ocasião, Omar compartilhou sobre as ações do PB Rural Sustentável em favor do desenvolvimento da zona rural paraibana.

Acesso à água e Passagens Molhadas

Omar contou sobre o foco do PB Rural Sustentável em garantir água potável para o homem do campo, ressaltando as 5.000 cisternas já construídas e entregues, as outras 2.700 em construção e as 2.300 para serem licitadas. Assim, a expectativa é alcançar a marca de 10 mil cisternas, sendo um feito inédito que torna a Paraíba o estado com a maior programa de cisternas do Brasil.

Ele explicou também outras medidas de acesso à agua que são executadas pelo Projeto:  “O PB Rural Sustentável tem vários componentes. O foco principal dele é o acesso à agua. Além das cisternas, temos o Sistemas de Abastecimento Completo, no qual pegamos uma fonte de água, como um açude ou um manancial, e levamos diretamente para a casa do beneficiário. Há também o Sistema de Abastecimento Singelo que é quando o foco de produção de água não dá uma vazão suficiente para chegar até a casas, então nós fazemos um chafariz com caixa d’água para a população ir coletar no local. Se o poço der uma água altamente salobra, a gente oferece um dessalinizador para a comunidade que funciona da mesma maneira. “ Nós estamos procurando fazer o melhor possível para que a escassez de água não venha prejudicar o nosso agricultor familiar. O governador João Azevedo tem um olhar muito especial para essa questão do abastecimento de água. Então, o Governo do Estado tem essa preocupação que a água chegue para que o nosso solo, que é muito fértil, produza bem”, disse.

Além do problema da falta de água potável, há outra situação prejudicial na zona rural: o isolamento das comunidades em tempos chuvosos. Por isso, Gama frisou a atuação na construção de passagens molhadas, obras que permitem a ligação entre municípios e escoamento da água. O projeto já construiu 36 passagens molhadas, com 115 em construção e mais 100 passagens molhadas para serem licitadas

Auxílio para as cooperativas familiares

Durante a entrevista, também foi abordado sobre o trabalho das Alianças Produtivas em favor das cooperativas rurais. Omar citou o exemplo da cooperativa Capribov, do município de Cabaceiras, a qual atua na produção de queijo e pasteurização de leite de cabra. Através do apoio financeiro do Cooperar, eles vão adquirir um caminhão frigorifico para trazer o leite com segurança para a cooperativa bem como um tanque isotérmico e outros equipamentos. “Então, o objetivo das Alianças Produtivas é fazer com que as cooperativas possam ampliar sua produção e entrar no mercado privado. São, ao todo, 33 cooperativas sendo beneficiadas com o Projeto na ordem de 20 milhões de reais que estão sendo implementados para esse segmento de Alianças Produtivas”, frisou o coordenador do Cooperar.

Um grande exemplo desse trabalho foi o Encontro Estadual das Organizações Produtoras e Entidades Parceiras, sobre o qual Omar disse: “Esse encontro foi exatamente a vinda dessas cooperativas para um dia inteiro de trabalho onde nós trouxemos entidades financiadoras que possam ajudar eles. Então, estavam presentes instituições como o Banco do Nordeste, o Empreender, o SEBRAE, O SENAI, e falando sobre compra institucional, tivemos a secretária Pollyana, representando a Secretária de Desenvolvimento Humano. Então foi um momento muito rico com as instituições falando para essa comunidade de produtores e os beneficiários também fizeram a exposição e comercialização do que produziam, sendo um momento bastante proveitoso”

Próximas Ações

Até a finalização do PB Rural Sustentável em 2025 ainda há muito o que ser feito. Omar ressaltou algumas delas: “Temos um compromisso com o Banco Mundial de licitar todas as obras que ainda temos os recursos suficientes, para dezembro de 2023. Então nós estamos com licitações de passagens molhadas, a complementação das cisternas que vão ser licitadas e as tecnologias sociais, que são criação de galinha caipira, criação de caprinos e ovinos, plantação de palma forrageira e produção de mel com abelha sem ferrão. Essas tecnologias garantem a segurança alimentar da família e ela pode vender e repicar isso aí para outras famílias. Então esse é um projeto que já tem uma parte que vai começar agora e que vamos terminar de licitar completamente até dezembro. O ano de 2024 vai ser um ano para implantação dessas obras e a elaboração do próximo projeto de parceria entre o Banco Mundial e o Cooperar. Por fim, no primeiro semestre de 2025 estaremos preparando a prestação de contas desse projeto”, encerrou Omar

O Projeto Cooperar agradece ao Jornal União pelo interesse em mostrar ao público as ações do PB Rural Sustentável em favor dos produtores rurais paraibanos. Para acessar a matéria do jornal, basta acessar o link < https://auniao.pb.gov.br/servicos/copy_of_jornal-a-uniao/2023/agosto/jornal-em-pdf-20-08-23-cdepc.pdf >