Notícias
Omar Gama e Leonardo Bichara marcam presença no programa “Fala Paraíba” da Rádio Tabajara
O Coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, e o gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara, participaram, nesta terça-feira (08), do programa “Fala Paraíba”, transmitido pela Rádio Tabajara. Na ocasião, eles divulgaram para os ouvintes as ações do PB Rural Sustentável em favor do desenvolvimento da zona rural paraibana.
Leonardo Bichara ressaltou a missão do PB Rural Sustentável em prol da agricultura familiar, do acesso à água e o crescimento das organizações produtivas, afirmando que, devido a pandemia, muitos trabalhos ficaram inviáveis, mas foram retomados e estão sendo executados com afinco: “É um projeto que está num ritmo muito acelerado. São mais de 20 cooperativas que estão entrando no Cooperar, e ações como tecnologias sociais, passagens molhadas, dessalinizadores, sistemas de abastecimento de água, dentre outros. Ou seja, são muitas atividades, é um projeto bem ambicioso e eu tenho certeza que vai melhorar e muito a vida dos agricultores nesse Estado”, disse Leonardo.
Já Omar Gama pontuou outros detalhes das ações recentes do Projeto, como o Primeiro Encontro Estadual das Organizações Produtivas e adicionando que são cerca de 20 milhões de reais para o desenvolvimento das cooperativas e a inclusão delas no mercado privado.
Omar também deu destaque especial para as Cisternas, dizendo que o Cooperar tem “o maior programa de Cisternas no Brasil. Já entregamos 5 mil cisternas e estamos agora fazendo a construção de mais 2.712. Há ainda mais uma licitação para ser aberta, provavelmente no mês de agosto, para mais 2.512 cisternas. Esse é um trabalho muito importante, pois em regiões do Cariri, onde não se chove muito, você ter uma cisterna com água de chuva para você ter o consumo garantido é um grande benefício para essas comunidades”, contou.
Durante a entrevista também foram abordadas outras ações em execução, como a construção de 115 passagens molhadas sendo iniciadas, 19 planos de negócio em execução para cooperativas, tecnologias sociais para segurança alimentar da população e os 26 dessalinizadores prontos, com 19 já entregues e sete em fase de conclusão.
O encontro foi proveitoso e pôde informar ao público os trabalhos sendo executados pelo Projeto Cooperar, junto ao Banco Mundial e o Governo do Estado, para garantir qualidade de vida e dignidade ao homem do campo. Para conferir a entrevista completa basta acessar o link < https://www.facebook.com/RadioTabajara/videos/182090614765189/?locale=pt_BR >