Notícias

João Azevêdo enaltece ações do Projeto Cooperar no PB Cast

publicado: 09/08/2023 21h30, última modificação: 10/08/2023 15h07
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-08-09 at 14.18.38.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-09 at 14.20.56.jpeg

O governador João Azevêdo enumerou, nesta quarta-feira (09), durante o programa PB Cast, algumas ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba em favor da agricultura familiar. Ele ressaltou o PB Rural Sustentável como uma das principais frentes desse trabalho e pontuou as atividades do Projeto em favor da zona rural paraibana.

“O Programa PB Rural Sustentável, que conhecemos como o Cooperar, já investiu, nesses últimos anos, 160 milhões de reais e serão beneficiadas 180 mil pessoas na Paraíba na agricultura familiar. São ações que vão desde o incentivo e apoio para escoar a produção, bem como interligar cidades e melhoria na qualidade de vida dos produtores através do aumento da renda. Ou seja, são muitos investimentos que o Cooperar está fazendo em diversas áreas”, disse.

Ele ressaltou as ações do Cooperar em favor do acesso a água “No setor da segurança hídrica o Projeto Cooperar já construiu 5 mil cisternas para armazenamento de água, com um investimento de mais de R$ 50 mil, sendo o maior programa de edificação de cisternas do Brasil. Os dessalinizadores também são parte importante desse trabalho pois sabemos que, em diversas regiões da Paraíba, temos problemas com a salinidade da água, e a construção de 26 dessalinizadores que vai ajudar nessa questão e beneficiar mais de 800 famílias. Além disso, são 31 passagens molhadas já prontas e 123 em construção, como também a implantação de ADS e ADC”, afirmou.

O governador também destacou as quatros tecnologias sociais (criação de galinha caipira, criação de caprinos e ovinos em sistemas agroflorestais, produção de mel de abelha sem ferrão e produção de palma forrageira resistente a cochonilha do carmim), sendo um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões que beneficiará muitas famílias.

O cooperativismo familiar foi outro assunto enfatizado. “Através das Alianças Produtivas, fazemos esses projetos com as cooperativas e associações visando que verdadeiramente chegue a um ponto, no final, que é a comercialização do produto e geração renda para quem produz. Quando o campo não planta, a cidade não janta”. A frase do governador define bem a missão do Projeto Cooperar em favor do contínuo crescimento da agricultura familiar. Assim, beneficiando a zona rural e toda a Paraíba.