Histórias Vencedoras: Descubra como a Capribov expandiu a produção de leite para 18 municípios paraibanos

publicado: 22/06/2022 10h14, última modificação: 22/06/2022 10h21
IMG_6897.jpg
IMG_6936.jpg
IMG_6900.jpg

O município de Cabeceiras, localizado no Cariri paraibano, é considerado uma das regiões mais quentes do semiárido pela escassez de chuva. No entanto, uma das atividades mais praticadas na cidade é a criação de caprinos e ovinos, devido a capacidade desses animais de se adaptarem ao clima seco. Ao notar isso, os caprinocultores, buscando encontrar uma nova forma de geração de renda para os trabalhadores rurais, firmaram uma parceria com a Prefeitura de Cabaceiras e a Empresa de Assistência Técnica da Paraíba, antiga (EMATER) e hoje (EMPAER) e, em 1996, fundaram a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Munícipio de Cabaceiras (ASCOMCAB).

Henri Pombo, um dos fundadores e principais representantes da ASCOMCAB, revela a contribuição que o Governo do Estado, por intermédio do Projeto Cooperar, teve para estruturar os trabalhos. “Em 1999, o Cooperar desenvolveu ações para instalação da Usina de Leite de Cabra no município, contribuindo com a infraestrutura e equipamentos”. Após o financiamento, a Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra de Cabaceiras foi inaugurada oficialmente em 2001, trabalhando principalmente com a produção de leite para as famílias mais pobres da região. “Na época, produzíamos 250 litros de leite por dia, destinados a programas sociais dos governos Estadual e Municipal, para distribuição com as famílias carentes e como complemento da merenda escolar” pontuou um trabalhador.

O bom andamento nos serviços de distribuição de leite fez com que, em 2006, a Associação conseguisse oficializar a usina como cooperativa, passando a se chamar Cooperativa dos Capribovinocultores de Cabaceiras e Região - Capribov. Com a oficialização da cooperativa, os beneficiários conseguiriam expandir sua produção, além de iniciarem a fabricação de produtos derivados do leite de cabra como manteigas, queijos, iogurtes, doces, dentre outros.

Henri destaca que atualmente são produzidos 4.000 litros de leite diariamente, dos quais, 3.121 são destinados ao Programa Leite da Paraíba, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, levando o produto para 18 municípios paraibanos. Além disso, são 320 famílias envolvidas no trabalho na usina e, aproximadamente, 3.121 pessoas beneficiadas com o leite pasteurizado entregue nos pontos de distribuição.

Apesar das conquistas notáveis até aqui, Henri acredita que estão em constante aprimoração e por conta disso podem chegar a outros lugares. “Um dos nossos maiores sonhos é ser referência na qualidade de beneficiamento do leite, algo que buscamos diariamente cumprindo tudo o que preconiza a legislação, assim como desenvolver produtos derivados do leite de cabra para expansão no mercado privado. ”

Com o intuito de ajudar a Capribov na sua expansão, o Cooperar firmou, nesse ano, um novo acordo com a Cooperativa, que proporcionará o investimento necessário para renovar os equipamentos, além de oferecer novas tecnologias que permitirão agilizar o processo produtivo de distribuição do leite e derivados.

“Deixamos aqui os nossos agradecimentos a todas as pessoas que, através do Cooperar, ajudaram a tornar possível um projeto tão importante, que valorizou o produtor, a caprinocultura e abriu portas para que milhares de famílias pudessem ser beneficiadas. Somos conscientes de que ninguém constrói nada sozinho e agradecemos por estarmos juntos nessa parceria que ajudou a ASCOMCAB a ser o que é hoje”, finalizou Henri Pombo.

A parceria com a Capribov é um exemplo vivo do compromisso do Projeto Cooperar, do Governo da Paraíba e do Banco Mundial em ajudar os agricultores familiares do semiárido paraibano a conseguirem vencer as adversidades para terem uma vida digna e próspera.