Histórias Vencedoras – Conheça a Trajetória das Trabalhadoras da Fonte de Sabor

Cooperar 2.jpeg
Cooperar 3.jpeg
Cooperar 4.jpeg

O Projeto Cooperar, desde o começo da sua história, trabalha beneficiando milhares de agricultores familiares paraibanos. Maria da Paz Santos é uma delas e faz questão de relatar as histórias de vitórias que sua comunidade alcançou. Ela enfatiza a empresa de polpa de frutas Fonte de Sabor, a qual surgiu da parceria do Cooperar com a Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João, localizada no município de Pombal, no Alto Sertão paraibano.

Maria da Paz é atualmente chefe da empresa, e revela como aconteceu o início da trajetória da Associação através da luta pela posse da terra. Há pouco mais de 20 anos, Maria e seus parentes viviam em uma área da qual não tinham posse e, assim, metade do que produziam era direcionada ao proprietário. Essa situação perdurou até 2001, quando as 15 famílias se reuniram e usaram o benefício do Programa Nacional de Crédito Fundiário para adquirirem oficialmente a terra.

Após a compra da propriedade, Maria revelou que os meios de agricultura praticados pelas famílias consistiam na bovinocultura do leite e na agricultura de subsistência (plantação de milho, feijão, batata e outros vegetais para alimentação). Diante desse cenário, Maria da Paz afirma que ela, junto a outras mulheres da região, sentiu a necessidade de buscar uma nova forma de geração de renda que pudesse ser executada pelas mulheres e pelos jovens. A oportunidade chegou em 2006 com a Agroindústria de Polpa de Frutas.

Para a execução da medida, o Cooperar forneceu os investimentos necessários para a construção do prédio da indústria e os equipamentos para a fabricação das polpas, como: uma despolpadeira e uma envasadora, permitindo a oportunidade de começarem o negócio de maneira adequada.

Apesar de já terem os recursos para a fabricação das polpas, o processo de comercialização foi ganhando força lentamente, citou Maria, revelando que quatro delas iam para a cidade vender as polpas de porta em porta. “Com o tempo, a Cooperativa foi crescendo e alcançando espaços no mercado. Um dos principais pontos da expansão da Fonte de Sabor foi o surgimento da compra direta da Agricultura Familiar e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Esse último permitiu a venda de polpas para as escolas estaduais do município e na prefeitura, conseguindo também expandir para a região da cidade de Catolé do Rocha”, explicou.

Em 2018, receberam o segundo financiamento do Projeto Cooperar, o qual possibilitou a aquisição de um carro, uma câmara fria, além de móveis e mobílias de escritório e partes de vestiário feminino e masculino. Maria da Paz pontuou a importância dos benefícios adquiridos com a parceria: “esses dois financiamentos que recebemos do Cooperar ajudou bastante porque padronizou o processo produtivo para oferecer produtos de qualidade”. Ela disse, ainda, que a aquisição do veículo, permitiu a locomoção para outras regiões para realizar as entregas dos produtos que antes não era possível pela ausência de transporte. Em 2019, após as melhorias na organização, forneceram para aproximadamente 45 escolas paraibanas e duas prefeituras, além da UFCG do município de Sousa.

Atualmente, mais de 19 famílias fazem parte da cooperativa, com 70% dos empregados sendo mulheres e, ainda, nove jovens integrando o quadro de trabalhadores. Inserindo as famílias que fornecem as frutas para a fabricação das polpas, resultam em mais de 25 grupos familiares contribuindo com o projeto entre empregos diretos e indiretos.

A empresa já está cadastrada no Ministério da Agricultura e segue oferecendo 12 sabores de polpas de frutas, além de geleias e doces para a clientela. As trabalhadoras da Fonte de Sabor já foram agraciadas duas vezes com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Associação e Cooperativa, devido ao destaque no empreendedorismo feminino.

Para a expansão da indústria, as novas demandas da empresa são a aquisição de uma nova máquina envasadora, uma usina de energia solar para reduzir os custos com a eletricidade e a padronização das embalagens com rótulos e clichês visando melhorar o senso estético dos produtos.

“O Projeto Cooperar fez o que chamo de uma transformação social, porque além de nos ajudar a gerar renda e melhorar a qualidade de vida, nos possibilitou trabalhar a questão da autoestima feminina ao dar as mulheres um emprego e a chance de receberem seu próprio dinheiro, e aos jovens a responsabilidade pela manutenção do campo.  Devido a isso, tivemos uma mudança de vida por causa desse projeto. Então, só temos a agradecer ao Governo do Estado e ao Cooperar por esse processo de liberação de projetos junto ao assentamento” concluiu a empreendedora.

Depoimentos como o de Maria da Paz e as conquistas dela e da sua equipe de trabalhadores da Fonte de Sabor, é o que motiva o Projeto Cooperar a continuar agindo para garantir aos trabalhadores rurais oportunidades de trabalho, renda e qualidade de vida.