Notícias
Governo inicia implementação de projetos do PB Rural Sustentável para 2020
O Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Projeto Cooperar, com o apoio do Banco Mundial, comunica à população paraibana, beneficiária do PB Rural Sustentável, um conjunto de medidas que busca iniciar a implementação dos projetos financiáveis para o ano de 2020.
Até dezembro do ano em curso, o Cooperar irá focar suas ações no acesso à água para consumo humano e na melhoria de vias que dão acesso às comunidades rurais e servem para escoamento da produção e recebimento de insumos e que dão acesso às residências e às escolas, como as passagens molhadas.
O governador João Azevêdo disse aos agricultores e agricultoras familiares da Paraíba que “passamos por um momento diferenciado devido à pandemia do novo coronavírus, mas o Governo do Estado tem atuado para assegurar que obras e ações não sofram descontinuidade e é isso que estamos fazendo com o PB Rural Sustentável. Eu quero anunciar para vocês que, junto com o Banco Mundial, todos os ajustes necessários foram feitos para que as metas previstas para o programa, este ano, sejam cumpridas”.
João Azevêdo, ressaltou, ainda, “que o nosso objetivo com isso é permitir que o homem e a mulher do campo tenham todas as condições de continuar produzindo, fortalecendo a nossa economia, gerando renda, mas sem descuidar da saúde. O Projeto Cooperar segue firme em seu propósito de garantir a valorização e apoio a quem produz nesse tempo de incerteza. A população rural paraibana pode ficar certa de que o nosso governo estará sempre alerta às demandas sociais e pronto para construir uma Paraíba com oportunidades para todos”.
O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, enfatizou que o Poder Público tem consciência de que deve agir de forma rápida e eficaz para fazer frente aos efeitos colaterais da pandemia, com medidas necessárias que objetivam diminuir as consequências danosas que permeiam as mais diversas áreas, desde à saúde, à assistência social, à economia, entre outras.
Neste sentido, acrescentou Omar, “o Projeto Cooperar não ficou inerte, definindo com o Banco Mundial uma série de estratégias que serão desenvolvidas até dezembro de 2020 e que objetivam minimizar os efeitos danosos da pandemia, para a população rural paraibana, tanto em termos econômicos, quanto sociais”.
Ficou acordado com o BM as seguintes estratégias, voltadas a permitir o início da implementação do PB Rural Sustentável, nesse momento:
· Tornar facultativas as reuniões presenciais dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para legitimação das demandas. Com isso as Associações Comunitárias (AC) encaminharão seus pleitos, diretamente, à Sede do Cooperar em João Pessoa, através do e-mail: demandas.pbrural@gmail.com, para análise de elegibilidade e viabilidade técnica, acelerando o início de implementação, sendo os CMDRS consultados para legitimar as reivindicações encaminhadas;
· Tornar facultativa a realização de consultas livres presenciais para o início da
preparação das propostas de apoio aos públicos prioritários (indígenas e quilombolas),
permitindo que as organizações possam apresentar as suas demandas direto ao
Cooperar, através do e-mail: demandas.pbrural@gmail.com
Os ajustes feitos visam agilizar a implementação do Projeto PB Rural Sustentável, nesse periodo de pandemia, ficando estabelecido de acordo com o planejamento de metas para 2020 que serão acatados para avaliação os seguintes tipos de demandas:
· Sistemas de Abastecimento de Água Singelo – ADS (poço, caixa d´água e chafariz)*;
· Sistemas de Abastecimento de Água Completo – ADC*;
· Sistemas de Abastecimento de Água com Dessalinizador;
· Cisternas para preservação de água para consumo humano (16 mil litros);
· Passagens Molhadas.
* Permitindo apresentação de demandas de adequação e/ou recuperação de ADS e ADC.
Observando que o atendimento a qualquer demanda apresentada, dependerá das condições técnicas operacionais e respaldadas pelos decretos estaduais, e serão consideradas, também, como demandas válidas as aprovadas em assembleias do Orçamento Democrático - OD que atendam aos critérios de elegibilidade, elencados no Manual Operativo do Projeto (MOP).
As demandas, nesse período, devem ser encaminhadas para o e-mail: demandas.pbrural@gmail.com, a partir do dia 22 de junho de 2020. Os formulários serão enviados por e-mail e também, estarão disponíveis no site do Projeto Cooperar www. cooperar.pb.gov.br /downloads. O primeiro lote das demandas deve ser enviado até o dia 05/07/2020.
Central Tira Dúvidas: telefone e WhatsApp com atendimento nos seguintes horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta feira.
- REGIÃO SEDE - (83) 9 9895-7095
- REGIONAL DE SOLEDADE - (83) 9 9866-3858
- REGIONAL DE SUMÉ - (83) 9 9684-4039
- REGIONAL DE PATOS - (83) 9 9865-2329
- REGIONAL DE SOUSA - (83) 9 9632-1038
Na visão de Omar Gama, o Projeto Cooperar segue firme em seu propósito de garantir a valorização e apoio a quem produz, nesse tempo de incertezas. “A população rural paraibana pode ficar certa de que o Cooperar estará, sempre, alerta às demandas sociais e pronto para construir uma Paraíba mais justa, levando independência ao homem do campo, como preconiza o Governo do Estado”, pontuou Omar.
Clique no link e baixe na integra o comunicado