Notícias

Equipe de Salvaguardas Socioambientais do Cooperar participa de treinamento de GEMS

publicado: 07/03/2023 13h43, última modificação: 07/03/2023 13h43
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-03-07 at 10.06.49.jpeg
WhatsApp Image 2023-03-07 at 10.06.50.jpeg

A equipe de Salvaguardas Socioambientais do Projeto Cooperar / PB Rural Sustentável foi convidada para participar de treinamento de GEMS (Geo-Enabling for Monitoring and Supervision), apresentando a experiência do projeto e sua utilização da Plataforma Kobotoolbox, para cerca de 100 pessoas, de projetos parceiros financiados pelo Banco Mundial em diferentes estados do Brasil.

Conforme a assessora técnica da Coordenação de Salvaguardas Socioambientais, Carol Queiroz, “foi possível explanar as atividades desenvolvidas pelo Projeto Cooperar, no Programa PB Rural Sustentável, demonstrando como e em que momentos o Kobotoolbox é utilizada pelas equipes e quais seus benefícios, com ênfase na parte ambiental e social, com o objetivo de incentivar os participantes na utilização da ferramenta”, explicou Carol.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama felicitou, a assessoria técnica da coordenação de Salvaguardas Socioambientais, Carol Queiroz, “pela competência e experiência paraibana exportada para outros projetos do Banco Mundial”. A gerente Operacional do Cooperar, Elisane Abrantes, também parabenizou Carol, dizendo: “Parabéns Carol. E para todos nós, por tê-la em nossa equipe”.

As políticas de salvaguardas buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável – benefícios ambientais, sociais, econômicos de longo prazo. O objetivo é garantir que os temas ambientais e sociais sejam avaliados e monitorados durante todo o ciclo do projeto; reduzir os riscos tanto técnicos, ambientais e sociais durante a preparação, construção e execução do projeto; garantir o cumprimento da legislação municipal, estadual e nacional aplicável aos investimentos; assegurar que se instale um mecanismo de consulta, divulgação da informação e atendimento a queixas; e promover o desenvolvimento da capacidade ambiental do país durante a execução do projeto.

Os instrumentos de salvaguardas do PB Rural Sustentável agregam os requerimentos das leis nacionais e das políticas de salvaguardas do Banco Mundial. As políticas de salvaguardas aplicáveis ao PB Rural Sustentável, visam a preservação dos habitats naturais e florestas; controle de pragas e parasitas; preservação do patrimônio cultural e físico; acompanhamento de barragens como fonte de captação dos sistemas de abastecimento; e identificação do público prioritário (indígenas e quilombolas), com tratamento diferenciado no programa.