Notícias

Cooperar participa da Ação Cidadania Democrática, no Alto Sertão paraibano

publicado: 08/07/2023 13h52, última modificação: 12/07/2023 14h01
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
00_materia 01.jpeg
00_materia 02.jpeg
00_materia 03.jpeg
00_materia 04.jpeg

O Projeto Cooperar esteve presente, de 6 a 8 de julho de 2023, na Ação Cidadania Democrática, seguindo a programação das audiências do Orçamento Democrático Estadual nos municípios de São José de Piranhas (9ª RGA), Sousa (10ª RGA) e Itaporanga (7ª RGA). O objetivo é informar e tirar dúvidas dos cidadãos paraibanos a respeito de suas demandas enviadas ao Projeto PB Rural Sustentável. Também participam diversos órgãos, como SEDH, Cagepa, CEHAP, FUNDAC, Empreender, Procon, Detran, DER, UEPB, TRE, e outras instituições e secretarias do Estado.

O Cooperar é um projeto do Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Banco Mundial, visando a promoção do desenvolvimento econômico e social da população da zona rural paraibana, em especial do semiárido. Tem por finalidade melhorar o acesso à agua, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercado da população rural da Paraíba, visando aumentar a renda e a geração de empregos. O PB Rural Sustentável é executado pelo Projeto Cooperar e a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).

Serviços executados em 2022: Na 9ª Regional foram implantadas de 177 cisternas e 02 passagens molhadas. Na 10ª Regional, 252 cisternas. E na 7ª Regional, 446 cisternas, 12 passagens molhadas e 01 abastecimento de água singelo.
Plenárias: À noite as gerentes Elisane Abrantes (Operacional) e Ana Brito (Administrativo-Financeiro) participaram das audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual (ODE). E os gerentes regionais Kleber de Sousa Batista (Sousa) e José Benigno de Sousa Filho (Patos), acompanharam a Ação Cidadania Democrática.

O professor Ronaldo Leão, coordenador da ação Cidadania Democrática, disse que a finalidade dessa ação que acontece durante o dia, antecedendo as plenárias do Orçamento Democrático Estadual, “é contemplar a população onde esteja acontecendo o ODE com uma gama de serviços para a população daquele município, a exemplo do Projeto Cooperar que veio divulgar a importância de todos os seus subprojetos e conversar com a população a respeito”, informou.
A Ação Cidadania Democrática foi iniciada na quinta-feira (6), realizada em São José de Piranhas, no Instituto de Educação Antônio Lacerda Neto. No município de Sousa, a Ação foi instalada, na sexta-feira (7), na ECIT Chiquinho Cartaxo. E, neste sábado (8), foi realizada na cidade de Itaporanga, na ECIT Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.