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Cooperar e OCB/PB discutem Chamada Pública para Cooperativas em reunião

publicado: 18/04/2023 10h58, última modificação: 18/04/2023 10h58
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Para tratar de ações de apoio às cooperativas interessadas em participar da Chamada Pública que vai selecionar demandas para implementação de subprojetos de Alianças Produtivas, foi esse o objetivo da reunião entre o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, o presidente e o superintendente do Sistema (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB), André Pacelli e Pedro D’Albuquerque, respectivamente e o consultor do projeto PB Rural Sustentável, Francisco Nunes. O encontro aconteceu, nesta segunda-feira (17), na sede da OCB/PB.

Na pauta foi discutido, o lançado na semana passada, do edital das Chamadas Públicas, que visa fortalecer cadeias produtivas agropecuárias, agroindustriais, bem como as não agrícolas (a exemplo de artesanato, turismo rural e atividades afins). Os projetos devem contribuir para a melhoria da gestão, do processo produtivo, da regularidade da entrega de produtos e escala de produção das cooperativas que forem selecionadas. 

Podem concorrer à Chamada Pública, exclusivamente, projetos sob responsabilidade e gestão de cooperativas que atendam aos critérios de elegibilidade previstos no edital. Para poder participar do processo seletivo, os interessados deverão conhecer e seguir as orientações contidas na chamada e seus anexos (modelos de manifestações – Anexo A 11 e declaração de contrapartida dos produtores – Anexo A 15).

"Nossa equipe técnica está à disposição para orientar as cooperativas interessadas em participar desta seleção. A chamada pública é uma oportunidade importante para as cooperativas implementarem melhorias que podem fortalecer seu modelo de negócios e, consequentemente, alavancar o seu desenvolvimento", comentou o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

Para baixar o edital com todos os detalhes relacionados a Chamada Pública, basta acessar < https://cooperar.pb.gov.br/downloads >, e  o preenchimento do formulário de Manifestação de Interesse é feito por meio eletrônico, através do site < https://sigma.cooperarpb.org > . Em caso de dúvidas sobre como usar o Sigma, temos uma série de vídeos tutoriais explicando como utilizar a plataforma no seguinte link < https://www.youtube.com/playlist?list=PLaBBSwge-AUegn4y93yOOU7Ns8UODa7lm >.

O prazo – A convocatória, bem como o prazo para envio da manifestação, terá duração de 30 dias, contados a partir da data de publicação no DOE, período no qual as Cooperativas poderão manifestar seu interesse e apresentar uma proposta de investimento para receber apoio financeiro. O preenchimento e apresentação de manifestação de interesse implicará na plena aceitação, pelos proponentes, das normas e regras inclusas na chamada. Os candidatos poderão cadastrar, apenas, uma manifestação de interesse.

Em caso de dúvidas no preenchimento, as Cooperativas contarão com orientações da Central de Atendimento – Tira dúvidas: Região Sede (Litoral) (83) 9 9895-7095/ Regional de Soledade (83) 9 9866-3858 / Regional de Sumé (83) 9 9684-4039/ Regional de Patos (83) 9 9865-2329 / Regional Sousa (83) 9 9632-1038 (funcionando também por whattsapp).

Além disso, também poderão contar com o auxílio da parceira Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), através dos escritórios locais nos municípios. Os pedidos de esclarecimentos, decorrentes de dúvidas na interpretação desta Chamada Pública deverão ser encaminhadas com antecedência mínima de 10 dias da data limite para envio da proposta, exclusivamente, pelo e-mail: aliancasprodutivas.cooperar@gmail.com