Notícias
Cooperativa de Produtores Rurais de Ingá discute incentivo do Projeto Cooperar
Viabilizar recursos para a produção de óleo orgânico e torta, produtos derivados do algodão orgânico produzido no município de Ingá, foi o motivo da reunião realizada, na última sexta-feira (31), com a Cooperativa de Produtores Rurais de Ingá (ITACOOP). Durante o encontro foram discutidos aspectos do Plano de Negócio, em avaliação, que visa fortalecer a produção do algodão e seus derivados, fomentando a economia do município, além de aumentar o acesso a mercados, gerar renda e ocupação da mão de obra dos agricultores familiares de Ingá e região.
Entre os participantes estiveram presentes o prefeito da cidade, Robério Burity, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Bivar Duda, o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, e equipe técnica, além de representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e da Associação Brasileira da Indústria da Moda Sustentável (ABRIMOS).
O Componente 3 (Alianças Produtivas), uma das linhas de ação do programa PB Rural Sustentável, tem como objetivo promover o acesso aos mercados dos pequenos produtores rurais organizados e legalmente constituídos, que manifestem interesse em formar alianças com compradores, visando aumentar a renda e gerar empregos.
Assim, são apoiados financeiramente projetos de ampliação, adequação, reforma e melhoria de unidades produtivas; infraestrutura na produção agrícola para adequação da produção; provisão de equipamentos, ferramentas, máquinas e outros, desde que seja para adequação/ampliação da produção; investimentos relacionados à criação de marcas e/ou certificação, embalagens e rotulagens de produtos, entre outros.
Também poderão ser apoiadas através de itens de qualificação da gestão, o processo produtivo, regularidade da entrega de produtos e escala de produção, condições essenciais para atendimento e permanência no mercado.