Cooperar reúne 30 agricultores de 10 Comunidades Rurais para intercâmbio de boas práticas no município de Tavares

publicado: 22/05/2024 08h12, última modificação: 23/05/2024 10h36
01WhatsApp Image 2024-05-21 at 16.42.36.jpeg
00WhatsApp Image 2024-05-21 at 16.42.36.jpeg
02.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-21 at 16.42.36.jpeg
foto ajusta..jpg

O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba, através do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar reuniu, nesta terça-feira (21), no Povoado Jurema, no município de Tavares, cerca de 30 agricultores e agricultoras de 10 comunidades rurais que foram fazer intercâmbio para conhecimento de boas práticas em Sistema de Abastecimento de Água Completo (ADC). Essas comunidades terão seus ADCs implantados pelo projeto PB Rural Sustentável.

Entidades presentes: Associação dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, de São Mamede; Associação dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Mãe Rainha, de Olho D’água; Associação Comunitária São José, de Juru; Associação Quilombola Domingos Ferreira, de Tavares; Associação dos Trabalhadores Rurais do Sítio Neves, de São José de Caiana; do município de Diamante: Associação dos Produtores Rurais Pedro Silva Santos, Associação Rural Mata de Oitis; Núcleo de Integração Rural de Engenho Velho e o Núcleo de Integração Rural da Comunidade Tamanduá – NIRCT e o Núcleo Integrado Rural de Pau Brasil, de Itaporanga.

De acordo com a coordenadora do Componente 1, Nalfra Queiroz, o objetivo do intercâmbio visou trocas de experiências, informações, conhecimentos e saberes sobre o uso, manutenção e gestão de recursos hídricos em sistemas de água completo. “Vocês precisam vivenciar cada etapa dessa porque são vocês que vão estar construindo, e nós vamos estar ajudando nessa edificação, mas quem vai definir e conceber a gestão são cada um de vocês”, argumentou Nalfra.

O secretário da Associação Comunitária João Paulo II, localizada no povoado Jurema, Osman Pereira Gomes que estava acompanhado da presidente da instituição, Cleonice Pereira Gomes, fez uma retrospectiva relatando desde 1988 as dificuldades que encontrou para canalizar águas para as 198 famílias residentes na Jurema até os dias atuais. Ele disse que estava recebendo a visita do Cooperar e do Senar para um intercâmbio com as comunidades presentes “para mostrar nosso projeto como modelo de gestão. É importante para as associações nossa experiência porque esse mesmo projeto vai funcionar nas suas comunidades. O intercambio foi positivo porque mostramos como a nossa comunidade conseguiu organizar esse ADC”, ressaltou Osman.

Representando os presidentes das Associações no intercâmbio, Elisângela Nunes Pinto, presidente da Associação Rural Mata de Oitis, do município de Diamante, a qual vai receber um ADC, disse que o intercâmbio trouxe fortalecimento e esclarecimento. “Foi um momento proveitoso, riquíssimo que guiou cada um de nós a conquistar tantos anseios já colocados nas comunidades. Quero parabenizar todas essas ações com a certeza de estarmos saindo daqui mais fortalecidos e esclarecidos diante de tudo que foi colocado e proposto”, afirmou Elisângela.

Estavam presentes ao intercâmbio, o gerente regional do Projeto Cooperar em Patos, José Benigno Filho, a coordenadora da Salvaguardas Socioambiental, Carolina Queiroz, o assessor e fiscal do contrato de compras do Senar, João Dilson e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Rural, João Carneiro da Silva, que também representava a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura do Município de Tavares, além de 12 assessores técnicos dos Componentes 1 e 2, Salvaguarda Socioambiental e da Gerência Regional do Cooperar em Patos. A reunião aconteceu nas dependências da Capela São Francisco.