Notícias

Cooperar realiza sonho de quase 30 anos de moradores do Sítio São Caetano, em Parari

publicado: 18/08/2023 11h30, última modificação: 18/08/2023 11h30
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-08-18 at 11.11.49.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 11.11.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 11.11.48.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-18 at 11.11.47.jpeg

Mais de 25 famílias de agricultores familiares foram beneficiadas com as ações do PB Rural Sustentável, nesta terça-feira (15), com a construção da Passagem Molhada, na comunidade Sítio São Caetano, localizada no município de Parari, no Cariri Paraibano. Parari está recebendo quatro passagens molhadas já licitadas e começando a construir e mais duas a serem licitadas, além de um subprojeto de abastecimento d’água singelo (ADS). O coordenador de Engenharia do Projeto Cooperar, Geraldo Muniz juntamente com o gerente regional Francisco Delgado, o engenheiro civil Lucas Magalhães (Engenharia) e a assessora técnica Jane Lins (Salvaguardas), também estavam acompanhando o início da obra.

Na ocasião, o prefeito do município de Parari, Genival Queiroz, que estava acompanhado do secretário de Agricultura, Luclécio Farias disse que ali se realizava um sonho de quase 30 anos e essa obra de mobilidade urbana, que com a parceria do Governo do Estado, do Projeto Cooperar em parceria com a Prefeitura Municipal de Parari, “estamos aqui realizando o sonho dessa comunidade. Só temos que agradecer porque além dessa temos outras quatro nos Sítios Tocaia, Campo Grande e Algodão, e mais um abastecimento de água singelo (ADS) na comunidade Sítio Caboclo. Que esse sonho não seja somente meu, mas de toda comunidade”, afirmou o prefeito.

O coordenador de Engenharia do Cooperar Geraldo Muniz, que representou o coordenador geral do Projeto Cooperar Omar Gama disse que é com muita alegria poder falar em nome do Cooperar, da Secretaria de Agricultura Familiar e do Governo do Estado. “Tenho a honra de está trazendo não só alegria, mas solução para os problemas que afligem a comunidade, seja de 30, 20 ou 10 anos, é obrigação do setor público estar a serviço da comunidade e resolver problemas, é isso que o prefeito Genival tem feito, e é um orgulho para nós estarmos juntos resolvendo esses problemas”, enfatizou.

Os moradores mais antigos da comunidade Joana Maria de Oliveira (70) e Júlio Cícero (75) disseram estar satisfeitos com a construção da passagem molhada, porque segundo seu Júlio, “agora vou passar com meu carro tranquilo porque por diversas vezes fiquei atolado dentro desse grande buraco que era esse local, e por muitas vezes deixei o carro preso na lama e ia para casa a pé. Tenho certeza que vai ficar uma maravilha e nós só temos que agradecer ao governador João Azevêdo e toda a equipe do Projeto Cooperar que junto com o prefeito tem trazido muitos benefícios para nós que moramos na zona rural”, agradeceram.

À tarde, o engenheiro Geraldo Muniz participou juntamente com o técnico Socioambiental Alan Nunes (Salvaguarda), da Oficina sobre o uso e manutenção de Cisternas de Placas para o consumo humano. A capacitação foi realizada na Associação dos Parceleiros Agricultores Familiares do Imóvel Pocinhos (APAFIPO), do Assentamento Serra do Monte, no município de Cabaceiras. Lá, o PB Rural Sustentável vai beneficiar 101 famílias.