Notícias
Cooperar realiza sonho de quase 30 anos de moradores do Sítio São Caetano, em Parari
Mais de 25 famílias de agricultores familiares foram beneficiadas com as ações do PB Rural Sustentável, nesta terça-feira (15), com a construção da Passagem Molhada, na comunidade Sítio São Caetano, localizada no município de Parari, no Cariri Paraibano. Parari está recebendo quatro passagens molhadas já licitadas e começando a construir e mais duas a serem licitadas, além de um subprojeto de abastecimento d’água singelo (ADS). O coordenador de Engenharia do Projeto Cooperar, Geraldo Muniz juntamente com o gerente regional Francisco Delgado, o engenheiro civil Lucas Magalhães (Engenharia) e a assessora técnica Jane Lins (Salvaguardas), também estavam acompanhando o início da obra.
Na ocasião, o prefeito do município de Parari, Genival Queiroz, que estava acompanhado do secretário de Agricultura, Luclécio Farias disse que ali se realizava um sonho de quase 30 anos e essa obra de mobilidade urbana, que com a parceria do Governo do Estado, do Projeto Cooperar em parceria com a Prefeitura Municipal de Parari, “estamos aqui realizando o sonho dessa comunidade. Só temos que agradecer porque além dessa temos outras quatro nos Sítios Tocaia, Campo Grande e Algodão, e mais um abastecimento de água singelo (ADS) na comunidade Sítio Caboclo. Que esse sonho não seja somente meu, mas de toda comunidade”, afirmou o prefeito.
O coordenador de Engenharia do Cooperar Geraldo Muniz, que representou o coordenador geral do Projeto Cooperar Omar Gama disse que é com muita alegria poder falar em nome do Cooperar, da Secretaria de Agricultura Familiar e do Governo do Estado. “Tenho a honra de está trazendo não só alegria, mas solução para os problemas que afligem a comunidade, seja de 30, 20 ou 10 anos, é obrigação do setor público estar a serviço da comunidade e resolver problemas, é isso que o prefeito Genival tem feito, e é um orgulho para nós estarmos juntos resolvendo esses problemas”, enfatizou.
Os moradores mais antigos da comunidade Joana Maria de Oliveira (70) e Júlio Cícero (75) disseram estar satisfeitos com a construção da passagem molhada, porque segundo seu Júlio, “agora vou passar com meu carro tranquilo porque por diversas vezes fiquei atolado dentro desse grande buraco que era esse local, e por muitas vezes deixei o carro preso na lama e ia para casa a pé. Tenho certeza que vai ficar uma maravilha e nós só temos que agradecer ao governador João Azevêdo e toda a equipe do Projeto Cooperar que junto com o prefeito tem trazido muitos benefícios para nós que moramos na zona rural”, agradeceram.
À tarde, o engenheiro Geraldo Muniz participou juntamente com o técnico Socioambiental Alan Nunes (Salvaguarda), da Oficina sobre o uso e manutenção de Cisternas de Placas para o consumo humano. A capacitação foi realizada na Associação dos Parceleiros Agricultores Familiares do Imóvel Pocinhos (APAFIPO), do Assentamento Serra do Monte, no município de Cabaceiras. Lá, o PB Rural Sustentável vai beneficiar 101 famílias.