Notícias

Cooperar realiza nivelamento para implantação das Tecnologias Sociais

publicado: 19/06/2024 09h46, última modificação: 19/06/2024 09h46
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
omar.jpg
WhatsApp Image 2024-06-18 at 13.32.01.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-18 at 13.32.02.jpeg
01WhatsApp Image 2024-06-18 at 13.32.01.jpeg

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama abriu, nesta terça-feira (18), às 9 horas, no auditório do órgão, o nivelamento das equipes técnicas das Organizações da Sociedade Civil – OCS, que vão implementar os subprojetos de Tecnologias Sociais sobre as ações a serem desenvolvidas. A reunião foi realizada pelos Componentes 1 (Fortalecimento Institucional) e 2 (Acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática).

As Organizações que vão participar do processo são: Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte – AACC; Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – IADH; Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA e as equipes para implantar, nas regionais de Soledade, Sumé, Patos e Sousa os projetos de tecnologias sociais nas seguintes tipologias: criação de galinha caipira, criação de caprinos e ovinos em sistema agroflorestal, produção de mel de abelha sem ferrão (meliponicultura) e produção de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, na implementação das metas referente as tecnologias sociais.

As tecnologias sociais objetivam reduzir a vulnerabilidade agroclimática, bem como melhorar a segurança alimentar e nutricional, com a introdução e disseminação de tecnologias e práticas agropecuárias melhoradas e adaptadas às condições climáticas atendendo os regulamentos socioambientais.

A coordenadora do Componente 1, Nalfra Queiroz, fez uma contextualização do Projeto PB Rural Sustentável e a coordenadora da Salvaguardas Socioambientais, Carolina Queiroz, falou acerca das recomendações e os aspectos da abordagem para implementação das tecnologias sociais.

Já a coordenadora do Componente 2, Elania Duarte, fez abordagens sobre o que são as tecnologias sociais e a respeito dos subprojetos de tecnologias sociais e tipologias, e com relação a segurança alimentar como foco da sustentabilidade e a comercialização do excedente. Foram realizadas orientações sobre o trabalho a ser desenvolvidos pela OSC e indicadores para planejamento de ações.

Estavam presentes, a gerente Operacional, Elisane Abrantes e o gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Projeto Cooperar, Flávio Luna.