Notícias

Cooperar realiza capacitação para beneficiários sobre autogestão do Sistema de Dessalinização

publicado: 12/01/2023 11h13, última modificação: 13/01/2023 09h40
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-01-12 at 10.24.44 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-01-12 at 11.22.25.jpeg

Técnicos do Projeto Cooperar estão ministrando oficinas para elaboração do Regimento Interno (Acordo de Gestão Compartilhada) e Eleição da Comissão de Gestão da Água (Grupo Gestor) e Operador, nas comunidades beneficiárias do Sistema de Dessalinização do programa PB Rural Sustentável. Nesta terça-feira (11), as técnicas Nalfra Batista e Carol Queiroz realizaram a capacitação para as famílias agricultoras da Comunidade Assentamento Monsenhor Luigi Pescarmona, do município de Alagoa Grande.

Na quarta-feira (12), pela manhã, a oficina foi realizada na Associação dos Moradores de Três Lagoas e Maracajá, em Cacimba de Dentro. À tarde, foi a vez dos beneficiários da Associação dos Caprinocultores e Ovinocultores de Cacimba de Dentro referente as Comunidade Assentamento Novo Horizonte, Jaguaré, Filgueiras e Olho D’água.

Durante a apresentação da Oficina foi discutido o Acordo de Gestão, que é um documento aprovado pela comunidade, com as regras que definirão os direitos e os deveres de todas as pessoas beneficiárias pela água doce de qualidade. É um termo de compromisso em que a comunidade e os órgãos que lhe apoiam, se comprometem a cuidar do dessalinizador e garantir água para todas as famílias.

Também foi discutido as normas relativas ao funcionamento do sistema de dessalinização e quem são as pessoas responsáveis pela gestão cotidiana do equipamento; aos direitos de acesso e uso à água dessalinizada, do poço e do concentrado; como são cobertos os custos para funcionamento e manutenção dos equipamentos; e quais serão as instâncias para aperfeiçoamento do acordo de gestão, resolução de conflitos e monitoramento pela própria comunidade de cumprimento do acordo.

As capacitações, conforme as técnicas, são essenciais e ressaltam o compromisso do PB Rural Sustentável, do Banco Mundial e do Governo do Estado em trazer qualidade de vida para os agricultores familiares paraibanos.

Os presidentes das comunidades Geraldino Fidelis Pereira (Monsenhor Luigi Pescarmona), Edijânio Leal de Oliveira (Três Lagoas), Antônio Marcelino da Silva (Jaguaré, Filgueiras, Olho D’água e Novo Horizonte), classificaram o dessalinizador como uma benção e agradecem ao governador João Azevêdo e ao Projeto Cooperar “pela grande obra construída na nossa comunidade onde a gente sofria muito porque só tínhamos água salgada para beber e, hoje, temos água doce e de boa qualidade bem pertinho das nossas casas”, ressaltaram.

Eles acrescentam que a capacitação foi de fundamental importância para as comunidades, porque definiu os direitos e deveres de acesso ao uso da água de cada família beneficiária, bem como, manusear e manter o equipamento funcionando.