Notícias
Cooperar promove oficinas sobre práticas associativas, estratégias e ações para o desempenho de Organizações
O Projeto Cooperar, por intermédio do programa PB Rural Sustentável realizou, recentemente, Oficinas na Cooperativa Fonte do Sabor do Sertão Paraibano, no município de Pombal e na Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Sertão Paraibano – COASPA, em Aparecida, na Paraíba. O encontro objetivou trabalhar os aspectos da coesão do grupo (práticas associativas), bem como, definições de estratégias e ações que possam solucionar os problemas mais urgentes que inibem o desenvolvimento da Organização (Cooperativa).
O encontro, que foi realizado com a participação do consultor Francisco Nunes, especialista em Gestão do Agronegócio e Acesso a Mercado, da coordenadora do Componente 3, Valdecy Freire e dos beneficiários das organizações. As oficinas serão retomadas no dia 19/01, na COOASC – Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraíba, em Picuí; no dia 27/01, na COAPRODES – Cooperativa Regional dos Produtores Rurais Limitada, em Bananeiras; e no dia 02/02, na CAPRIBOV – Cooperativa dos Caprinovinocultores de Cabaceiras.
Para Maria da Paz Nascimento dos Santos e Silva, coordenadora da Agroindústria Fonte de Sabor, o Projeto Cooperar tem suma importância no desenvolvimento socioeconômico da Comunidade, “uma vez que estamos no terceiro acesso de Editais, que vão desde a construção da nossa Agroindústria, bem como, equipamentos, veículo utilitário e aquisição de placas solares, fruto desse trabalho de geração de renda que vem transformando vidas no campo e fomentando a inclusão de jovens, mulheres e pessoas da terceira idade, gerando não só renda, mas cidadania, dignidade”, garantiu Da Paz.
Ela, disse, ainda, “que só temos que agradecer ao Govenador por fomentar o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Agricultura Familiar da Paraíba, em especial os do Sertão que muitas vezes precisam somente de um apoio para organizar, beneficiar e comercializar sua produção, gerando renda e o redesenho de histórias protagonizadas por mulheres e jovens do campo. Esse apoio por meio das Alianças Produtivas moldam um Ecossistemas Empreendedor que transforma Agricultores Familiares em Empreendedores. Portanto a palavra é gratidão ao governador João
Azevêdo e aos que fazem o PB Rural Sustentável”, enalteceu.
Conforme, Da Paz, a Oficina teve o objetivo de fortalecer as ações coletivas mitigando os possíveis dilemas sociais, bem como os caminhos para acessar o mercado, com suas dificuldades, caminhos e estratégias para o desenvolvimento das Cooperativas. “O processo foi importante porque a metodologia usada nos mostrou práticas e formas de fortalecer o grupo e também de corrigir ações que estávamos realizando que poderiam minar o trabalho. Queremos parabenizar o consultor Francisco Nunes, por nos fazer pensar e agir de forma coletiva fortalecendo ainda mais o grupo. E a Valdecy Freire, pela preocupação de conhecer de perto a realidade dos grupos que estão sendo beneficiados pelo PB Rural Sustentável”, finalizou.