Notícias
Cooperar participou na primeira etapa do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural
O Projeto Cooperar esteve presente no 1º Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. O evento ocorreu inicialmente nos municípios paraibanos de Cabaceiras, Boqueirão e Queimadas, entre os dias 17 e 19 de julho. A ocasião teve como objetivo principal a inclusão social e produtiva das trabalhadoras rurais, por meio da emissão gratuita de documentos pessoais e trabalhistas como: RG, CPF e Carteira de Trabalho, bem como orientações sobre o Cadastro Único e INSS.
O Mutirão é resultado de uma força-tarefa que teve como prioridade as mulheres rurais, atendendo também crianças acima de 10 anos, jovens e homens. O Projeto Cooperar, representado pela coordenadora da Salvaguardas Socioambiental Carolina Queiroz, atuou no evento informando aos interessados sobre o trabalho do PB Rural Sustentável em favor dos agricultores familiares.
Carolina falou sobre a experiência de fazer parte do evento. “Esse foi um espaço de extrema importância para que as pessoas, e principalmente as mulheres, se tornem cidadãs por meio da sua documentação, assim podendo acessar políticas públicas, projetos e programas destinados a elas, como o próprio Projeto Cooperar. Por isso, foi essencial estar lá para podermos tirar as dúvidas de trabalhadores rurais que podem vir a se tornar beneficiários do nosso projeto”, pontuou.
A 1ª Etapa do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural foi bem-sucedido e emitiu mais de 600 documentos, superando a expectativa inicial de 400. Nós, do Projeto Cooperar, ficamos felizes em poder estar presente nessa ocasião, levando a missão do PB Rural Sustentável para mais pessoas.
A ação foi promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Secretaria de Mulheres Rurais do MDA; pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra; pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana; da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, que executa o Programa Cidadão, em parceria com o Instituto de Polícia Científica – IPC; pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – Aecid; pelo Projeto Dom Hélder Câmara, através do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida e contou com o apoio dos Projetos Procase e Cooperar; da Empaer, do INSS, do Banco do Nordeste, das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde e Educação e também dos Sindicatos Rurais.