Notícias
Cooperar e Senar promovem curso em Cooperativas de Rio Tinto e Bananeiras
Entre os dias 16 e 18 do mês de abril de 2024, o Projeto Cooperar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram curso sobre Comercialização, Estratégias, Cenários, Inovação e Tecnologia para acesso a Mercado, na Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu - (Fritiaçu), no município de Rio Tinto e na Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bananeiras (Coopafab).
O Cooperar e o Senar firmaram parceria para atender e capacitar agricultores rurais do Estado da Paraíba, com o objetivo principal de levar o agricultor a conhecer os cenários da comercialização, suas estratégias tradicionais, digitais e canais alternativos de negociação para acesso a mercados. O treinamento foi de 16 horas voltadas para comunidades rurais e organizações produtivas nos municípios contemplados com ações do PB Rural Sustentável no contexto das Alianças Produtivas.
Para os instrutores do Senar, Bruno Pessoa e João Quintans Neto, o curso em sua essência buscou sensibilizar o agricultor para a importância de se adequar aos novos contextos do mercado trazidos pela inovação tecnológica, a mudança de comportamento do consumir e as novas estratégias de comercialização, tanto nos meios físicos quanto no digital. “Desta forma o curso alertou para a importância de conhecer o mercado, concorrentes e consumidores, construir uma marca com reconhecimento e posicionamento no mercado e a adoção de estratégias de marketing para esse processo”, frisaram os instrutores.
Para os representantes das duas Cooperativas, Alex Magno (Frutiaçu) e Giveraldo Pereira (Coopafab), respectivamente, o curso foi de significativa importância para a diretoria e para os cooperados porque tratou sobre as estratégias de comercialização e gestão, onde ampliará o conhecimento, aumentará o aprendizado cada um e vai trazer melhor desenvolvimento para a Cooperativa junto com o mercado privado e institucional. Estamos felizes e agradecemos ao Cooperar e ao Senar pela iniciativa”, disseram.
As oficinas foram acompanhadas pelos técnicos Marta Evangelista (Componente 3 - Alianças Produtivas) e Roberto Rocha (Componente 1 – Fortalecimento Institucional). Também estavam presentes as engenheiras agrônomas e técnicas de campo, Érica Almeida (Senar – Rio Tinto) e Edilânea Souza (Senar – Bananeiras), além de Suênia Félix, assessora de arrecadação do Senar.