Notícias
Cooperar contempla mais de 280 famílias com ADC e ADS no Brejo paraibano
Durante o período de 28 a 30 de junho de 2023, uma equipe técnica do Projeto Cooperar realizou visita prévia com o objetivo de verificar a viabilidade de implantação de Sistemas de Abastecimentos D’água Completo e Singelo (ADC e ADS) nos municípios de Pirpirituba, Alagoinha, Cuitegí e Serraria, beneficiando 282 famílias de agricultores. A manifestação de interesse demandada através de Associações Comunitárias Rurais tem por finalidade suprir as necessidades de água potável nessas localidades que sofrem a escassez de recursos hídricos, vital para a permanência no campo.
O sistema de ADC (Abastecimento D’água Completo) consiste em realizar a captação d’água em manancial existente na área, armazenar em caixa d’água e posteriormente distribuir para as residências ali existentes através de projetos de saneamento. O Sistema de ADS (Abastecimento D’água Singelo) equivale na perfuração de poços, armazenagem em caixa d’água e distribuição através de chafariz.
De acordo com as técnicas Jane Lins e Iraydes Barbosa foram beneficiadas 282 famílias de agricultores familiares dos seguintes municípios: Pirpirituba (Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Laura – 24 famílias cm ADC); Alagoinha (Associação dos Moradores de Genipapo – 30 famílias com ADC; Associação dos Moradores Rurais de Ribeiro Novo – 39 famílias com ADC; Associação dos Produtores Rurais de Santa Terezinha – 30 famílias com ADC e Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Cajá – 33 famílias com ADS).
No município de Cuitegí, foram beneficiadas as seguintes comunidades rurais através da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Palmeira – 72 famílias com ADC e Associação dos Pescadores e Psicicultores da Barragem do Tauá – 23 famílias com ADS). Em Serraria, foi contemplada a Associação dos Produtores Rurais do Sítio Tapuio – 31 famílias com ADC. Outras equipes do Projeto Cooperar estão realizando o mesmo serviço em outras regiões do Estado da Paraíba.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Alagoinha, Santiago Santino disse que era um motivo de muita alegria estar recebendo os técnicos do Projeto Cooperar, “porque o nosso município passou muitos anos sem receber nenhum tipo de projeto, mas estamos agora recebendo inúmeras ações do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Alagoinha, que vem beneficiar o homem e a mulher do campo com a instalação de sistemas de abastecimentos d’água completo e singelo”, ressaltou.
A agricultora Maria Geralda Souza, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Santa Laura, do município de Pirpirituba, agradeceu ao governo do Estado através do Projeto Cooperar, “que tem atendido os nossos pedidos e vai trazer o abastecimento d’água para nossa região”, disse. Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Palmeira, em Cuitegí, Carlos de Souza, a solução para abastecer o seu sítio com água, é construir um açude pegar sua água e jogar numa caixa e distribuir para as famílias. Ele vai negociar com o Cooperar a execução esse projeto, “pois só assim podemos suprir as necessidades de água dos 73 moradores do sítio que são abastecidos por carros pipa”, frisou.
O PB Rural Sustentável, Projeto firmado entre o Governo do Estado da Paraíba e o Banco Mundial, através do acordo de empréstimo 8639-BR, é executado pelo Projeto Cooperar órgão da administração direta do estado, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) com atuação em 222 municípios do Estado da Paraíba (à exceção do município de João Pessoa).