Notícias
Cooperar apoia Agricultores Familiares com investimentos na Fruticultura em Pombal e região
A Cooperativa Fonte do Sabor do Sertão Paraibano, será fortalecida com recursos do Banco Mundial e Governo do Estado da Paraíba, através do Projetos Cooperar/PB Rural Sustentável. A Fonte do Sabor pretende gerar sua própria energia elétrica, através da instalação de um Sistema Fotovoltaico, que trará autonomia para a Unidade de Beneficiamento de polpa de frutas instalada no Sítio São João, na zona rural de Pombal.
A implantação do subprojeto possibilitará à Organização de Produtores fabricar com mais eficiência e qualidade, manufaturar a polpa de frutas em embalagens fracionadas, o que irá ampliar a oferta aos mercados privados e institucionais. Com a geração da sua própria eletricidade, que será ofertada através da instalação de Sistema Fotovoltaico, a Fonte de Sabor terá autonomia energética para a agroindústria. A Organização já possui boa oferta de polpas, mas pretende alcançar novos mercados. Os itens que serão adquiridos através do financiamento aprovado, estão voltados diretamente para a melhoria do aumento da produção, produtividades, a qualidade e originalidade, características exigidas pelo mercado.
Os recursos são oriundos do Componente 3 (Alianças Produtivas), do Projeto PB Rural Sustentável. A Cooperativa, além do Sistema Fotovoltaico fará, também, a aquisição de máquinas, equipamentos e insumos. O valor total dos investimentos, corresponde a um montante de R$ 312.167,50. Além dos beneficiários do município de Pombal, esta ação contempla, ainda, sócios cooperados das cidades de São Bentinho, Brejo dos Santos, São Domingos, Jericó e Paulista, totalizando 30 famílias beneficiárias.
O empreendimento conta ainda, com as parcerias da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Prefeitura Municipal de Pombal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empesas (Sebrae), Incubadora do Agronegócio do Cariri Ocidental e Oriental e do Curimataú (IACOOC) e Caritas.
O programa PB Rural Sustentável do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial.