Notícias
Consórcio Nordeste: Cooperar participa de seminário sobre cadeia produtiva do algodão agroecológico
A coordenadora do Componente 3 (Alianças Produtivas) do Projeto Cooperar, Valdecy Freire participa, entre os dias 25 e 26 deste mês, no município de Campina Grande, do Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido, proposto pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), no âmbito do Consórcio Nordeste, realizado na sede da Embrapa. O algodão agroecológico e orgânico cultivado em alguns estados do Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte e na Paraíba, está sendo discutido em rede dado o seu potencial econômico e sustentável.
O evento tem o objetivo de socializar as ações desenvolvidas no Nordeste, bem como a construção de parcerias no arranjo produtivo do algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares. A programação trata de todas as etapas e desafios que permeiam a retomada da cultura algodoeira no Nordeste brasileiro: desde o cultivo e controle de praga, principalmente relacionado ao chamado “bicudo”, quanto os processos de escoamento da produção para as empresas parceiras, que é feito em articulação com os movimentos sociais e organismos internacionais.
O Seminário Técnico é uma ação proposta pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), do Consórcio Nordeste, sendo co-realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS-PB) e pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O primeiro dia do evento foi encerrado através de diálogo com as empresas parceiras, compradoras do algodão agroecológico/orgânico no semiárido. Para esta quarta-feira (26), está prevista uma discussão com as equipes técnicas da Embrapa Algodão, do MDA, Governos Estaduais e convidados para planejamento de ações da Safra 2023/24 do algodão agroecológico/orgânico no semiárido.