Notícias
Conheça a Salvaguardas Socioambiental: Um trabalho pela Sustentabilidade e Inclusão
O PB Rural Sustentável têm como um dos principais focos favorecer a segurança hídrica e redução de vulnerabilidade climática no semiárido paraibano. A Salvaguardas Socioambiental é um dos setores do Cooperar responsável por manter esse compromisso, utilizando diversas ações para promover o desenvolvimento sustentável e dando auxílio para as comunidades minoritárias no interior da Paraíba.
A coordenadora do setor, Carolina Queiroz, explicou um pouco sobre como a equipe atua dentro do Projeto Cooperar “Eu costumo dizer que a Salvaguardas tem uma transversalidade muito grande, porque ela se articula com todos os setores do Projeto Cooperar, como a Gerência Operacional, com todas as coordenações dos componentes e principalmente com todas as Gerências Regionais. O nosso setor tem a função de garantir a realização da avaliação ambiental e social em todas etapas dos subprojetos demandados, como a realização de análise dos resultados de vazão na perfuração de poços, exame de salinidade na água, ou avaliação de planos de negócios que ocorrem nas Alianças Produtivas. Então é um trabalho bem amplo”, pontuou.
Carolina ainda contou que a Salvaguardas está presente na parte de pré-implantação dos subprojetos, conseguindo as autorizações de licenciamento ambiental e regularização das atividades, bem como atuando diretamente na fiscalização das obras na fase de implantação, garantindo as medidas preventivas e corretivas para evitar impactos ambientais. Após a obra ser finalizada, é feita a avaliação ambiental para entender as melhorias de vida que a obra trouxe para os beneficiários.
Além do aspecto ambiental, o grupo faz um trabalho fundamental de comunicação com grupos minoritários “Prestamos auxílio ao nosso público prioritário, os povos tradicionais, comunidades indígenas e quilombolas, e os atingidos por barragens. Então a salvaguardas traça uma série de ações junto a esses públicos com o objetivo de promover a identificação deles. Então é feito um levantamento de quem são esses povos dentro da Paraíba, quais estão organizados em associações e suas demandas.”, disse..
A equipe também participa das capacitações realizadas pelo Componente 1 (Fortalecimento Institucional), para auxiliar o público indígena e quilombola que estão com subprojetos desenvolvidos pelo Projeto Cooperar. Carolina ressaltou que essa é uma das partes fundamentais de contanto com o publico “Através desse trabalho, eles aprendem a forma correta de gerenciar, limpar e manter o benefício, realizando assim um trabalho de educação sanitária e ambiental. Isso é fundamental porque nos possibilita notar a diferença que as capacitações fizeram na vida de cada beneficiário”, finalizou.
A Salvaguardas Socioambiental é um time que tem trabalhado fervorosamente para ajudar o Governo do Estado, O Banco Mundial, e o Projeto Cooperar a tornar a zona rural paraibana um espaço com mais sustentabilidade, inclusão e qualidade de vida.