Notícias

Missão do Banco Mundial apoia nova fase do PB Rural Sustentável

publicado: 26/05/2025 11h22, última modificação: 26/05/2025 11h22
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Adriano 02.jpeg
Foto 01.jpeg
14.jpeg
Adriano 05.jpeg
03.jpeg
Adriano 03.jpeg

Entre os dias 12 e 22 de maio de 2025, o Banco Mundial realizou uma missão conjunta na Paraíba com dois objetivos centrais: apoiar a implementação do atual Projeto Paraíba Rural Sustentável (PB Rural Sustentável) e identificar as diretrizes para o desenvolvimento da sua nova fase — o PB Rural Sustentável Fase II.

A missão de identificação teve como foco principal apoiar o Projeto Cooperar na definição das novas ações nas áreas de intervenção, bem como revisar a lógica de intervenção, considerando:
(a) Objetivos específicos;
(b) Perfil dos beneficiários;
(c) Resultados esperados;
(d) Familiarização da equipe da Unidade de Gestão do Projeto (UGP) com os novos procedimentos do Banco Mundial, especialmente no que se refere aos Quadros Sociais e Ambientais, assegurando também o alinhamento ao Acordo de Paris;
(e) Revisão dos arranjos institucionais para implementação do Projeto em sua nova fase;
(f) Estabelecimento de acordos relacionados à preparação fiduciária;
(g) Definição dos próximos passos para a estruturação do PB Rural Sustentável Fase II.


Já a missão de apoio à implementação concentrou-se na análise do progresso das ações em curso, avaliando a execução de cada componente e subcomponente do Projeto, bem como a implementação das recomendações feitas na missão anterior, realizada em março de 2025. Além disso, a equipe verificou o cumprimento das salvaguardas socioambientais e dos aspectos fiduciários, elaborando um plano de ação para a conclusão dos investimentos, considerando a provável extensão do prazo de encerramento do Projeto em mais 12 meses.

Equipe Técnica da Missão
A missão foi coordenada por Leonardo Bichara, economista agrícola sênior e gerente do projeto, ao lado de Alfonso Alvestegui, especialista em recursos hídricos e saneamento e co-gerente do projeto, e Carlos Lamas, especialista sênior em transporte.
Participaram presencialmente da missão os seguintes especialistas e consultores:
* Sara Macedo (desenvolvimento social)
* Adriana Martins (monitoramento e avaliação)
* Agnes Velloso (salvaguardas ambientais)
* Pablo Sidersky e Guilherme Cerqueira (desenvolvimento rural)
* Amaury de Carvalho (recursos hídricos)
* Carlos David (passagens molhadas/estradas vicinais)
* Gabriel Caldeira (transporte)
A missão também contou com a participação virtual de:
* Gabriela Lima de Paula (desenvolvimento social)
* João Guilherme Morais de Queiroz (aquisições)
* Eric Shayer (meio ambiente)
* Luis Dias (produção agrícola/FAO)
* Guilherme Coutinho e Anna Roumani (desenvolvimento rural)
* Gabriel Zimath (negócios rurais/FAO)
* Kayo Borges (assistente do projeto)

Reuniões institucionais
Durante o período da missão, a equipe do Banco Mundial se reuniu com o governador João Azevêdo; o secretário executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda; o coordenador do Projeto Cooperar, Omar Gama, além de equipes técnicas de outras secretarias envolvidas no PB Rural Sustentável.

Agradecimento
O Banco Mundial agradeceu ao Governo do Estado da Paraíba e a todas as equipes pelo comprometimento, colaboração e apoio prestado ao longo de toda a missão. Esse trabalho conjunto fortalece a execução do Projeto e pavimenta o caminho para uma nova etapa de investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais paraibanas.