Notícias

Atividades do PB Rural Sustentável serão todas finalizadas até 2024

publicado: 10/08/2023 13h49, última modificação: 10/08/2023 13h49
1 | 4
Fotos: Beto Rocha
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-08-10 at 12.06.54 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-10 at 12.06.53.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-10 at 12.06.54 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-10 at 12.06.54.jpeg

O gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara Rocha disse, no encerramento da Missão do Banco Mundial, nesta quinta-feira (10), que “esta missão de monitoramento permitiu que o Bird acordasse com o Projeto PB Rural Sustentável as datas das atividades no período de extensão do Projeto. O PB Rural está com amplas frentes de contratação e criará uma força tarefa para que todas sejam executadas com alto nível organizacional. Até 2024, todas as atividades do Projeto serão finalizadas”, garantiu Leonardo.

A missão retornou à Paraíba, esta semana, a terceira vez do ano, para dar continuidade às avaliações periódicas relativas à implementação do Projeto PB Rural Sustentável, uma iniciativa do Governo da Paraíba que tem o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar. As ações visam beneficiar 46 mil famílias paraibanas.

Também analisaram o progresso das ações e recomendações acordadas na missão anterior – realizada em maio de 2023, o Bird vai oferecer apoio no planejamento do Projeto para os ajustes finais até junho de 2025. A equipe liderada por Leonardo Bichara estava composta por Adriana Martins (consultora especialista em monitoramento e avaliação) de forma presencial e contou com a participação on-line de outros integrantes do Banco Mundial.

Leonardo Bichara ressaltou, ainda, que a missão teve caráter de monitoramento técnico para ajudar nas próximas ações do Cooperar. “A nossa equipe está aqui com o intuito de que possamos planejar, em conjunto, como executar essas ações de forma integrada, envolvendo planejamento fiduciário, financeiro, de salvaguardas, dentre outros, para que consigam manter as notas que tem obtido”, reforçou.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama disse, na ocasião: “acabamos de encerrar mais uma missão do Banco Mundial, onde assumimos vários compromissos para a próxima delegação que chega em novembro desse ano. O Projeto Cooperar está de parabéns, a equipe participou e agradecemos aos gerentes e aos coordenadores por comparecer”, retribuiu.

Durante os quatro dias a pauta discorreu sobre os avanços do Projeto desde a última Missão, em maio de 2023. Também os Componentes 1, 2 e 3 fizeram apresentações de seus subprojetos e discutiram os próximos passos acerca do Plano de Comunicação do Projeto Cooperar. Fizeram revisão das Licitações e Aquisições e do Plano de Implementação para 2023 e 2024 (com extensão). A estimativa de desembolso também foi discutida, além da apresentação do sistema de monitoramento e avanços no Estudo de Linha de Base.

Ajuda Memória – A missão foi encerrada com a assinatura da Ajuda Memória (documento que declara os acordos e compromissos entre o Projeto Cooperar e o Banco Mundial no que concerne as ações do PB Rural Sustentável). Participaram da assinatura o secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Frei Anastácio, o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Júnior e o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama.

Participaram da missão os parceiros: Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural, Regularização Fundiária (Empaer), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar).