Notícias
Alianças Produtivas: Cooperativa de Agricultores Familiares de Ingá recebe investimentos para beneficiamento do algodão orgânico
Diante do crescente interesse do mercado por produtos ecologicamente corretos, a Cooperativa de Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região (ITACOOP) enxergou a oportunidade de comercializar seus produtos, promovendo o fortalecimento da organização social das famílias cooperadas. Desse modo, aumentando as vendas e o valor agregado dos produtos, gerando renda e melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares envolvidos na atividade.
A Cooperativa, com esse objetivo, buscou apoio do Projeto PB Rural Sustentável, em seu Componente 3 (Alianças Produtivas), para realizar novos investimentos envolvendo o beneficiamento do algodão através do descaroçamento e esmagamento, gerando produtos como algodão em pluma, óleo e torta, ampliando a oferta e atribuindo preços justos aos produtos e subprodutos do algodão orgânico. Visando ajudar nessa ação, o Plano de Negócio da Organização contemplou a aquisição de equipamentos e adequação da estrutura física da Usina de Beneficiamento da Cooperativa.
Os recursos para os investimentos foram em torno de R$ 1,5 milhão, oriundos do empréstimo entre o Banco Mundial e Governo do Estado da Paraíba, por intermédio do Projeto PB Rural Sustentável, e contrapartida da ITACOOP. Também estão previstas ações de capacitação e assistência técnica aos 39 beneficiários diretos. E indiretamente o projeto beneficiará cerca de 156 famílias.
A ITACOOP conta com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal de Ingá, da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), entre outros agentes públicos, órgãos de pesquisa, de assessoria e compradores que promovem e estimulam atitudes empreendedoras de seus sócios-colaboradores, atendendo aos produtores e fomentando a cadeia. A EMBRAPA Algodão é outra parceira importante para a produção de sementes certificadas de algodão orgânico utilizadas pelos agricultores.