Alianças Produtivas Cooperar e Senar realizam intercâmbio de boas práticas na fruticultura para seis Cooperativas em Picuí

publicado: 03/06/2024 09h16, última modificação: 03/06/2024 09h16
foto principal.jpeg
04.jpeg
02WhatsApp Image 2024-05-30 at 12.51.50.jpeg
03.jpeg

O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba, através do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) e o Componente 3 (Alianças Produtivas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar reuniu, na última terça-feira (28), na Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano - COOASC, no município de Picuí, agricultores e agricultoras de seis municípios que foram conhecer “in loco” as boas práticas de Produção e de Beneficiamento de  Polpa de  Frutas, apoiado pelo PB Rural Sustentável, com investimento importantes na produção, beneficiamento e comercialização, e no fortalecimento da gestão dos empreendimentos e das famílias beneficiárias.

Participaram do intercâmbio as seguintes Organizações Produtivas: Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano – COOASC (Picuí); Cooperativa da Agricultura Familiar do Cariri – COAFAM (São João do Cariri): Cooperativa Fonte do Sabor do Sertão Paraibano – FONTE DE SABOR (Pombal); Cooperativa Emana Mel do Sertão Paraibano – EMANAMEL (São Bentinho); Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu – FRUTIAÇU (Rio Tinto) e a Cooperativa Regional dos Produtores Rurais Ltda – COAPRODES (Bananeiras).

De acordo com as coordenadoras do Componente 1 (Fortalecimento Institucional), Nalfra Queiroz e Valdecy Freire, do Componente 3 (Alianças Produtivas), o objetivo do intercâmbio visou trocas de experiências, informações, conhecimentos e saberes sobre boas práticas de produção e beneficiamento de frutas. Elas disseram que essas práticas precisam ser vivenciadas mais de uma vez para possibilitar aos cooperados, conhecer o funcionamento, a teoria e a prática na unidade. “Está sendo muito oportuno a troca de experiências entre os agricultores e agricultoras”, disseram.

O intercâmbio teve início logo após as apresentações de cada membro das Cooperativas. Em seguida foram conhecer uma Unidade de Produção Primária, no Sítio Lamarão, de propriedade do produtor Antônio de Lima da Costa. Ele cultiva graviola, goiaba e pinha, em sistema de sequeiro, numa região de microclima. Em seguida visitaram a pomar do agricultor Francisco de Araújo Costa (seu Chico), que tem uma área de plantio de caju, pinha e acerola, consorciada com outras culturas, que será ampliada com a implantação de variedades precoces.
A produtora Josefa Brito de Farias, da Cooperativa da Agricultura Familiar do Cariri – COAFAM, representado todos os membros das cooperativas presentes, agradeceu ao Projeto Cooperar e ao Senar a oportunidade da sua cooperativa participar do intercâmbio. “Foi maravilhoso porque a gente pôde trocar experiências, adquirir conhecimentos. “Quem ajuda ao agricultor é de fato um realizador de sonhos. Digo sempre que o Projeto Cooperar para mim é um realizador de sonhos. E em nome de todos os cooperados somos gratos demais à Deus e aos parceiros por tudo, e esse intercâmbio foi perfeito e maravilhoso”, ressaltou.

Estavam presentes ao intercâmbio, os técnicos do Projeto Cooperar Anatilde Targino e José Estrela (Componente 3), Roberto Rocha (Componente 1), e também do Assessor João Dilson, a Instrutora Francinalma e o Tutor de Assistência Técnica e Gerencial Jordy Marinho, do Senar.