Notícias

Alianças Produtivas: Cooperar e Empaer realizam diagnóstico da produção primária junto às Organizações de Produtores Rurais

publicado: 14/12/2021 14h59, última modificação: 14/12/2021 14h59
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2021-12-14 at 14.38.58 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-12-14 at 14.38.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-12-14 at 14.38.56.jpeg

Entre os dias 13 a 17 deste mês, técnicos do Projeto Cooperar e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), realizam agenda de trabalho nas Organizações de Produtores Rurais do Município de Monteiro, aplicando diagnóstico da produção primária para compor a linha de base do Componente 3, que subsidiará a avaliação de resultados.

Esta etapa de trabalho atende ao que está proposto e acordado com o Banco Mundial no arranjo de implementação do Componente 3, somado a outras etapas como: Elaboração de Planos de Negócios, Identificação de Mercados e Análise Técnica, Econômica, Financeira e de Salvaguardas Socioambientais. Essa atividade iniciada na cidade de Monteiro se estenderá a outros municípios e organizações que manifestarem interesse em acessar recursos deste Componente.

Esse trabalho na visão da coordenadora das Alianças Produtivas, Valdecy Freire, consiste na coleta e sistematização de dados que possibilitarão a estruturação de banco de informações que subsidiarão a análise dos resultados, demonstrando o alcance dos indicadores pactuados no acordo de empréstimo junto ao Bird, tais como: o aumento da renda, número de jovens e mulheres beneficiados, bem como, de organizações atendidas e novos mercados identificados.

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom), desenvolve atividades impulsionando a caprinocultura leiteira na região, absorvendo a produção de leite de cabra e de vaca dos produtores locais, preparando-os para consumo e venda e ainda produzir derivados de leite como iogurtes, queijos e outros produtos. Mas até que este objetivo se tornasse realidade, muito trabalho e aprendizado foram necessários.

Hoje a Capribom tem uma produção de 10 mil litros de leite por dia sendo processados e prontos para a venda, e para servir como matéria prima para alimentos derivados, destes, 7mil litros de leite de vaca e 3mil litros de cabra. A cooperativa cresceu, já são 764 cooperados de toda a região e para dar conta do trabalho diário na produção, 400 empregos diretos foram criados, além de outros 1200 indiretos.