Agricultores do Sítio Ponta de Serra, em Caraúbas, terão ADC do PB Rural

WhatsApp Image 2024-07-22 at 10.16.13.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 10.16.29.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 10.16.25.jpeg

Cinquenta e sete famílias da Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural do Sítio Ponta de Serra, localizada na zona rural do município de Caraúbas, no Cariri Paraibano, foram beneficiadas com um Sistema de Abastecimento D'água Completo (ADC). O sistema será implantado pelo Governo do Estado da Paraíba por intermédio do Projeto Cooperar / PB Rural Sustentável.

Entre os dias 16 e 19 deste mês, os agricultores familiares participaram de uma reunião de mobilização e articulação para apresentação da execução do subprojeto ADC e Proposta de Modelo de Gestão Compartilhada. A apresentação, que foi feita pela coordenadora do Componente 1 (Fortalecimento Institucional), Nalfra Queirós, contou com o apoio do engenheiro civil, Leonardo Franckle, da Gerência Regional do Projeto Cooperar, com sede na cidade de Sumé.

Eles informaram aos beneficiários todos os passos da construção do ADC, desde a captação, estação elevatória (EE), adutora, reservação, tratamento e rede de distribuição. A água que vai abastecimento a comunidade será captada do rio Paraíba e terá uma extensão total de 5.489 metros.

Segundo o presidente da Associação, José Dias Filho, o abastecimento de água completo que vai beneficiar as 57 famílias residentes do Sítio Ponta de Serra, “será bem-vindo porque o que temos não atende mais os moradores devido ao aumento de famílias na comunidade e a água não é tratada. Nós agradecemos ao Projeto Cooperar pelo benefício porque agora vamos beber água tratada e de qualidade”, observou Zé Dias.

Recadastramento Familiar – Durante esses dias na comunidade, a equipe do Projeto Cooperar realizou o cadastro das famílias beneficiárias com o subprojeto de ADC do PB Rural Sustentável. Faziam parte da equipe de trabalho os técnicos Célia Rangel (Salvaguarda Socioambiental) e Roberto Rocha (Componente 1). Macinete Mônica dos Santos Lima, representante da comunidade, acompanhou os técnicos do Cooperar.