Notícias

Ações do Cooperar apoia comunidade rural em Conceição visando a expansão da produção de hortifrútis e tubérculos

publicado: 18/11/2022 10h23, última modificação: 18/11/2022 10h23
1 | 2
2 | 2
Cooperar-tuberculos2.jpeg
Cooperar-tuberculos1.jpeg

O presidente da Associação Comunitária Cacimba Nova (Ascocan), sediada no município de Conceição, João Costa, disse que a próxima demanda será uma máquina agrícola (um trator), além da energia solar através do PB Rural Sustentável do Projeto Cooperar, para baratear o custo da produção e para que os agricultores trabalhem com menos dívidas. Ele garantiu que já está com o projeto pronto e esse será o próximo passo para expandir a produção.

Para facilitar o escoamento da produção de cebola, batata doce, pimentão, maracujá, tomate, jerimum, melancia, melão e outras hortaliças e frutas, João Costa solicitou ao governador, João Avezêdo, a pavimentação asfáltica da estrada ligando a PB 400 ao Distrito de Montevideo, em Bonito de Santa Fé. “A estrada será de grande utilidade para o escoadouro diário da produção porque quando chove a estrada de barro fica inviável”, argumentou.

Ele disse, ainda, que foi em 2012 que demandou o primeiro pleito ao Projeto Cooperar para impulsionar e expandir a produção de hortifrútis, tubérculos e raízes. “Naquela época recebemos R$ 65 mil e transformamos esse dinheiro, em menos de um ano, em R$ 600 mil em produção. Esse dinheiro estimulou os agricultores familiares a permanecerem na comunidade. São 30 famílias de irrigantes que estão no campo todos os dias. O ponta pé inicial mais forte foi através do Cooperar”, reforçou Costa.

A comunidade Cacimba Nova foi fundada nos anos 90, mas depois da construção do Açude em 1980, e criada a Ascocan – Associação Comunitária Cacimba Nova, começou a expansão com a primeira plantação de cebola e batata doce. “Hoje, com o incentivo do Projeto Cooperar, somos um celeiro de produção. No início tivemos muitas dificuldades, porque não existia tecnologia. As terras eram aradas com auxílios de burros e bois”, lembrou o presidente da Ascocan.

Este ano, conforme João Costa, sua comunidade foi contemplada com a construção de diversas cisternas. Elas beneficiam agricultores familiares que residem afastados do açude. Recentemente a comunidade recebeu outra ação do governo que foi a perfuração de poços para a região distante do açude. “Hoje em Cacimba Nova os pais de famílias não precisam sair para cortes de cana e cata de laranjas porque aqui tem o que fazer”, afirmou.

“Agradecemos ao governador João Azevêdo e ao Projeto Cooperar pelos benefícios recebidos. Estamos mostrando ao governo o resultado das ações implementadas. O que é destinado para Cacimba Nova o desfecho está na roça. Nesta comunidade se produz o tempo inteiro. Não tem um só dia da semana que não tenha produção”, garantiu João Costa.