Ações da Agricultura Familiar, Procase e Cooperar são destaque no Fala Governador

publicado: 15/12/2020 14h09, última modificação: 15/12/2020 14h09
passagem molhada.jpg

As ações empreendidas nos últimos dois anos pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), foram destacadas pelo secretário Jonildo Cavalcanti, nesta segunda-feira (14), no programa radiofônico Fala Governador. levado ao ar pela Rádio Tabajara em cadeia estadual e pelas redes sociais do Governo do Estado. Ele também ressaltou o trabalho que é executado pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável.

O secretário Jonildo Cavalcanti comentou que o trabalho da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido é levar políticas públicas aos agricultores familiares por todas as regiões da Paraíba. “É importante prestar contas daquilo que a gente vem fazendo pela Paraíba numa ação conjunta do governo, para que possamos melhorar a vida do povo da Paraíba”, afirmou.

“Com o ano atípico, diferente de tudo e difícil para todos nós – observou Jonildo – mesmo assim o governo da Paraíba, com a sensibilidade que tem, efetivou políticas públicas justamente para diminuir esses impactos junto às famílias de agricultores. Nós celebramos uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, visando à aquisição de alimentos junto aos produtores da agricultura familiar”.

As toneladas de inhame, batata, macaxeira e as mais diversas frutas foram doadas às famílias em situação de extrema vulnerabilidade, por meio das medidas sociais emergenciais. Foram distribuídas cerca de 52 mil cestas básicas com famílias cadastradas nos 223 municípios da Paraíba, e foram contempladas 43 comunidades quilombolas, indígenas e povos de terreiros, numa parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Humano, da Mulher da Diversidade Humana e a Executiva da Economia Solidária. Além da distribuição de 600 toneladas de alimentos todos oriundos da agricultura familiar; 40 toneladas de peixe e 30 toneladas de frango.

Jonildo Cavalcanti ainda destacou o programa Garantia Safra, no qual estão incluídas mais de 70 mil famílias em 170 municípios da Paraíba, com investimentos de mais de R$ 5 milhões da contrapartida do Governo do Estado. Também foi feito um trabalho de capacitação junto às Prefeituras e aos Conselhos Municipais de Agricultura. “Tivemos também, este ano, o acompanhamento aos atingidos por barragem – Cajá e Melancia em Itatuba e Agrovila Acauã. Firmamos parceria com a ASA – Articulação do Semiárido e outras entidades na construção de políticas públicas para a agricultura familiar, na aquisição de sementes da paixão e crioula”, relatou.

A Seafds também fez parceria com a Secretaria de Estado da Educação para execução do Programa PBTEC Agricultura Familiar, com a finalidade de administrar cursos profissionalizantes (eletrificação rural em energias renováveis – solar e eólica) presenciais e/ou a distância, para jovens, mulheres e adultos, filhos de agricultores de comunidades rurais de municípios paraibanos. Além da participação na execução do Programa Primeira Chance; cursos profissionalizantes com jovens; ação contínua e assinatura de convênio Seafds\Procase com a UFCG, Campus Sumé, para que todos estudantes da instituição tenham acesso, como parceiros, aos Programas desenvolvidos pela Seafds.

Jonildo comentou ainda sobre a participação na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, que contou com todos os estados da região Nordeste, na qual a Paraíba foi representada pelo grupo de mulheres “As Margaridas”, do assentamento Oziel Pereira; entre outros projetos como: Aliança Produtiva dos Tubérculos; Aliança Produtiva da Caprinovinocultura de pequeno porte e do algodão; Usina de Triagem e Compostagem; Quintais de Hortaliças para as Comunidades Rurais, das microrregiões: Sertão, Brejo, Curimataú, Cariri e Seridó (mão de obra dos agricultores);  Quintais Paraíba Produtivo, para fortalecimento e melhoramento do desenvolvimento da agricultura familiar na Paraíba.

Ele também lembrou da participação na construção do Plano Estadual da Mandiocultura, e em vários eventos da mandiocultura na Zona da Mata, Brejo e Serra do Teixeira, integrando atualmente a governança do APL e se encontra em construção a celebração de Acordos de Cooperação técnica com a Cinep e com a Suplan; e de Programas de Verticalização da Agricultura Familiar.

O secretário ainda teceu comentário sobre as ações implementadas pelo Procase, que atua em 56 municípios localizados em cinco territórios do Semiárido Paraibano, os quais apresentam os piores índices de desenvolvimento humano, econômico e social, em uma macrorregião onde a probabilidade de seca está acima de 90 por cento. O Procase está sendo concluído agora em 2020. “Tivemos 97 convênios com Associações e Cooperativas, em projetos produtivos investidos nas áreas da caprinovinocultura, do artesanato, energia solar e outras atividades, num investimento de mais de R$ 16 milhões, entre outros importantes investimentos”, observou.

O secretário Jonildo Cavalcanti relatou que durante todo esse ano o Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável se preparou para executar no próximo ano subprojetos importantes para melhorar a vida do homem do campo. Nas ações que serão implementadas pelo Cooperar em 2021 destacou a construção de 247 cisternas; a implantação de 54 ADS – Abastecimento de Água Singelo; 67 ADC – Abastecimento de Água Completo; 108 edificações de passagem molhada e 45 recuperações de sistemas de abastecimentos d’água completo e singelo e instalações de dessalinizadores.