Notícias
Acesso a Mercados: Agricultores Familiares da região de Catolé do Rocha recebem investimentos para a bovinocultura de leite

Aumentar a capacidade de beneficiamento e modernizar as instalações, este é o objetivo do mais recente acordo firmado pelo PB Rural Sustentável com a Cooperativa de Produtores de Leite e Derivados de Catolé do Rocha – CATOLEITE. A Organização receberá, através do Componente 3 (Alianças Produtivas), recursos financeiros para investir na modernização das instalações da unidade de beneficiamento, na aquisição de equipamentos, melhoria sanitária dos produtos e adoção de energia limpa.
O montante a ser aplicado é oriundo do acordo de empréstimo entre o Banco Mundial com a contrapartida do Governo do Estado, e serão beneficiadas diretamente 32 famílias.
Além do município sede da Cooperativa, a produção leiteira se estende a outras cidades da região, como Riacho dos Cavalos, Belém do Brejo do Cruz e Brejo do Cruz. Na região, a atividade de produção de leite se mostra bastante sólida e o atendimento da manifestação de interesse, apresentada ao Projeto Cooperar, visa ampliar novas possibilidades para uma produção mais eficiente e com a qualidade necessária para ampliar a oferta aos mercados com diversificação de produtos derivados do leite, escala de produção e regularidade na entrega.
Manoel Pedro da Silva Filho, diretor presidente da Cooperativa, ressaltou a importância dessa parceria para a empresa “Nós que fazemos a Catoleite, estamos extremamente satisfeitos e esperançosos com a concretização desse projeto junto ao Cooperar, que vai trazer grandes benefícios em prol dos nossos produtores. Contribuindo assim, para que possamos desenvolver, cada vez mais, o cooperativismo em nossa região. ”, Pontuou.
Atualmente, 2.171 famílias são atendidas diariamente com o leite beneficiado pela Cooperativa. Com a homologação do contrato com o Governo do Estado, esse número de beneficiários deverá ser ampliado para 4.088 famílias e, consequentemente, um aumento na aquisição dos produtos locais.
O programa PB Rural Sustentável do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial.