Município de Gurinhém é contemplado com 105 Cisternas do PB Rural Sustentável

WhatsApp Image 2023-06-26 at 10.48.23.jpeg
WhatsApp Image 2023-06-26 at 10.48.24 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-06-26 at 10.48.23 (1).jpeg

O governo do Estado da Paraíba, por intermédio do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, está beneficiando 105 famílias da zona rural do município de Gurinhém, com subprojetos de Cisternas. As técnicas Fátima Melo e Iraydes Barbosa, do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) do Cooperar realizaram, nas comunidades, visitas de pré viabilidade. O PB Rural Sustentável abrange outras áreas além de cisternas: no campo de segurança hídrica disponibiliza dessalinizadores, sistemas de abastecimentos de água singelo e completos para atender à população rural paraibana. Estão envolvidos recursos de mais de R$ 400 milhões. Os recursos são oriundos de contrato assinado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

Serão beneficiadas com Cisterna de Placas (16 mil litros), para armazenamento de água para consumo humano, as seguintes comunidades através de suas representações: a Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Sítio Serra do Catolé, vai contemplar 38 famílias que residem dos sítios Ausente, Arroz, Manecos e Serra do Catolé. Na Associação dos Produtores de Leite do Município de Gurinhém, serão assistidos 47 moradores dos sítios Riacho Verde, Pau Ferro dos Nunes, Buenos Aires e Manecos II e na Associação dos Produtores Rurais de Gurinhenzinho, serão favorecidas 20 famílias do Sítio Gurinhenzinho.

Para o vice-prefeito do município de Gurinhém, Itamar Ribeiro e para o vereador Paulo Sérgio, que durante os quatro dias da semana passada, receberam a equipe técnica do Projeto Cooperar na cidade, para realizar visitas de pré viabilidade de cisternas, com a finalidade de beneficiar diversas famílias da zana rural com a construção de 105 cisternas, disseram que “mesmo diante das dificuldades impostas pelo clima difícil a operação foi concluída com êxito. A Prefeitura de Gurinhém esteve presente prestando apoio logística”. Eles agradeceram ao Governo do Estado e ao Cooperar pelo apoio empreendido às Associações Comunitárias Rurais.

Beatriz Ferreira Batista, mora com seus três filhos no Sítio Pau Ferro dos Nunes. Ela disse que residia numa casinha de taipa que estava ruindo, “mas graças à Deus consegui fazer minha casinha de tijolo, e para aumentar a minha alegria fui contemplada pelo Projeto Cooperar, com uma cisterna que vai matar a minha sede e das minhas crianças, porque a gente de mora em sítios as coisas são mais difíceis de se arranjar. Nós bebemos água de açude e de barreiro e agora vamos tomar água boa que vai garantir a saúde da família. Só tenho que agradecer ao governador João Azevêdo e as pessoas que nos ajudam aqui no município de Gurinhém”.

O PB Rural Sustentável, Projeto firmado entre o Governo do Estado da Paraíba e o Banco Mundial, através do acordo de empréstimo 8639-BR, é executado pelo Projeto Cooperar órgão da administração direta do estado, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) com atuação em 222 municípios do Estado da Paraíba (à exceção do município de João Pessoa).