Josefa Farias: O Projeto Cooperar é um realizador de sonhos

01.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-12 at 08.14.19.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-12 at 08.14.20.jpeg

A Cooperativa da Agricultura Familiar do Cariri – COAFAM, localizada na Comunidade Poço das Pedras, distante 15 quilômetros do município de São João do Cariri, vem buscando modernizar suas atividades produtivas mediante a adequação de uma Unidade de Beneficiamento de Polpas de Frutas, com toda infraestrutura necessária.

A implantação desse projeto possibilitará melhores condições de trabalho e volume de produção, além de permitir o registro dos produtos por meio das adequações necessárias da Agroindústria às legislações vigentes. A obtenção de selos, registros e certificações é de fundamental importância para o funcionamento das atividades produtivas e para a comercialização da produção. Atualmente a COAFAM possui 27 sócios cooperados ativos.

Os produtos dos sócios são comercializados nas feiras locais e regionais, bodega da economia solidária, vendas diretas aos consumidores e, principalmente, aos Programas Governamentais (PAA e PNAE), que garante a maior parte das compras. Os produtos comercializados vão desde hortaliças, frutas e tubérculos, baseado nos princípios da agroecologia, com destaque para as polpas de frutas de excelente qualidade.

Através dos investimentos aprovados pelo PB Rural Sustentável/Alianças Produtivas, o fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura, efetivará o aumento da capacidade de beneficiamento, adequações das instalações e aquisição de equipamentos, visando a garantia de realização de novos contratos, prospecção de novos mercados, aumento de volume de vendas, gerando dessa forma, renda, ocupação de mão de obra e outros impactos positivos vida da comunidade e das famílias beneficiadas.

A polpa de frutas e outros produtos da COAFAM, já são conhecidos na região do Cariri Paraibano e, são bastante procurados por sua qualidade superior e destacadamente, por ser produzido por agricultores familiares locais. Durante o processo de análise e aprovação do Plano de Negócios, foram apresentadas Cartas de Intenção de compra por supermercados de no mínimo 4 mil quilos de polpa por mês, mas segundo o presidente da Organização, Valtércio de Farias Araújo existe potencial para triplicar essas vendas.

Ele disse, ainda, que isso será possível com a adequação das instalações e registro da unidade de produção e também a ampliação da capacidade produtiva dos agricultores com a aquisição dos kits de irrigação e o aumento da capacidade produtiva da agroindústria com a instalação dos novos equipamentos.

“Quero agradecer à Deus por tantas bênçãos alcançadas pela Cooperativa e também retribuir ao Governo do Estado através do Projeto Cooperar por nos ter dado a oportunidade de trabalharmos com PB Rural Sustentável que vai aumentar em muito a produção da nossa cooperativa e realizar os sonhos da nossa comunidade”, garantiu Valtércio.

“Digo sempre que o Projeto Cooperar para mim é realmente um realizador de sonhos. Nós da COAFAM, somos gratos demais a Deus e ao Cooperar por fazer acontecer nossos sonhos. Em nome de todos cooperados e da comunidade agradeço ao nosso Deus, ao governador João Azevedo e a equipe do Projeto Cooperar que estão realizando nossos sonhos. Estamos satisfeitos e agradecidos por esse projeto que literalmente vai mudar vidas, situações e fazer crescer aqueles que chegaram do meio de nada e têm hoje uma agroindústria que vai ganhar muito espaço”. Foi o que disse a diretora administrativo-financeira da Cooperativa, Josefa Brito de Farias.

A COAFAM já vem desenvolvendo importantes ações, como doação de mudas frutíferas e utilização de sementes da acerola misturada ao milho como ração para aves. As ações destacadas estão de acordo com a Política de Salvaguardas Socioambientais do Banco Mundial. As ações de acompanhamento e supervisão das ações de implementação do subprojeto são desenvolvidas através da Coordenação do Componente 3 – Alianças Produtivas.