Notícias
Cooperar e Senar realizam intercâmbio sobre Sistema de Água com Dessalinizador
O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba/PB Rural Sustentável e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, executado pelo Componente 1 (Fortalecimento Institucional) realizaram, entre os dias 11 e 12 deste mês, intercâmbio para conhecimento de boas práticas em Sistema de Água com Dessalinização, para 22 participantes de Associações Comunitárias Rurais de sete municípios.
O objetivo da capacitação, segundo a coordenadora do Componente 1, Nalfra Queirós, visou trocas de experiências, informações, conhecimentos e saberes sobre uso, manutenção e gestão de Sistemas de Abastecimento D'Agua com Dessalinizador. O representante do Senar, João Dilson Silveira disse que o intercâmbio foi para obtenção de conhecimento e aprendizado através da prática da vivência.
A experiência aconteceu na Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Sítio Caluete, no município paraibano de Boa Vista, onde tem um sistema, nos moldes dos construídos pelo Cooperar, implantado pelo Programa Água Doce, do Governo Federal, gerenciado na Paraíba pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos – SEIRH.
Do intercâmbio participaram 22 representantes de Associações Comunitárias Rurais (grupos gestores e operadores) de Araçagi, Araruna, Cuité, Junco do Seridó, Pilar, Umbuzeiro e Taperoá, onde conheceram o funcionamento do sistema do Programa Água Doce, que tem como coordenador estadual Robi Tabolka, que explicou o processo, operacionalidade, uso, manutenção e gestão do sistema.
Antes da visita ao sistema de dessalinização o presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Caluete e tesoureiro do Grupo Gestor do Dessalinizador, Veron Araújo, fez uma explanação acerca do trabalho que é realizado na Comunidade enfocando, desde o período em que tomavam água salgada, até a implantação do sistema de dessalinização. Ele falou, ainda, sobre a manutenção dos equipamentos e da organização da comunidade, além do grupo gestor e operador para manter a água com qualidade.
O coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka e o operador do sistema José Elias de Araújo, mostraram como funciona o sistema de dessalinização implantado em Boa Vista, para os beneficiários do Projeto Cooperar. Eles disseram que é extremamente importante o intercâmbio, porque os futuros gestores vão aprender a fazer com qualidade a gerência do sistema. “Estão absorvendo conhecimentos para aplicar nos seus sistemas e, com isso, melhorando muito a questão da qualidade da água e do atendimento aos beneficiários”, disseram.
Sou Maria de Lourdes, presidente da Comunidade Sítio Salgado, em Taperoá, “vim fazer essa visita aqui no Sítio Caluete, a convite do Projeto Cooperar, achei a experiência ótima e pretendo colocá-la em prática assim que retornar à minha cidade. O bom dessas reuniões e encontros é o que a gente aprende. A comunidade aqui está de parabéns porque há 26 anos que tem água dessalinizada e nos mostraram muito bem como funciona todo o processo”, afirmou.
Edmilson Marques é presidente da Associação Chã de Areia, no município de Pilar e participou do intercâmbio para adquirir experiências, saber como funciona o programa Água Doce para aplicar na sua comunidade. “Achei muito importante aprender como funciona o sistema do Sítio Caluete e vou levar para a minha comunidade o que aprendi, para que a gente lá, tenha água de excelência para nosso povo”, garantiu.
Os beneficiários do Sistema contaram com hospedagens, refeições, transportes e material didático.