PB Rural Sustentável: Técnicos do Cooperar, Empaer e Cinep participam de Capacitação na Metodologia Integra Rural Invest

publicado: 30/11/2021 15h05, última modificação: 30/11/2021 15h05
Invest 4.jpg
Invest 2.jpg
Invest 1.jpg

Dando continuidade as ações de implementação do Componente 3 – Alianças Produtivas do PB Rural Sustentável e objetivando fortalecer a capacidade das equipes técnicas do Projeto Cooperar e dos parceiros: Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), está sendo realizada a primeira oficina de trabalho presencial, no período de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2021.

Esta etapa de trabalho está sob a coordenação e suporte técnico dos consultores Felipe Guedes e Gabriel Zimath, se constituindo na aplicação e reforço do uso da ferramenta Rural Invest, uma metodologia de trabalho, desenvolvida pela - Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) já validada em mais de 30 países, sendo utilizada tanto de forma presencial como remota.

No PB Rural Sustentável, a ferramenta será inicialmente utilizada na análise de oito Projetos Pilotos em suas diferentes etapas, estabelecendo parâmetros técnico voltados a necessidade de aprimoramento dos investimentos e para garantir uma gestão mais participativa, com melhores indicadores técnicos e operacionais dos empreendimentos apoiados pelo Programa.

Nesse contexto, a realização desse evento contribuirá com o apoio direto das equipes técnicas do Cooperar e da Empaer para a finalização e avaliação dos Planos de Negócios, tendo como base a presente Metodologia.

Conforme o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, “esse momento de Capacitação e Nivelamento utilizando o Rural Invest é de fundamental importância para o sucesso na implementação dos projetos pilotos das Alianças Produtivas”, considerou.

Para a coordenadora de Alianças Produtivas (Componente 3) do Projeto Cooperar. Valdecy Freire, os avanços são significativos rumo a consolidação do arranjo de implementação do componente, identificação e análise de causa às fragilidades, “favorecendo assim, que as Organizações que manifestem interesse, protagonizem suas mudanças para o alcance de melhores resultados com foco na ampliação de mercados e geração de renda”, ressaltou Valdecy.

Os consultores disseram que suas vindas à Paraíba para dar continuidade as ações de implementação do Componente 3 – Alianças Produtivas do PB Rural Sustentável, é capacitar as equipes de campo e interna para a elaboração de planos de negócios. “Esses planos vão ser elaborados para Cooperativas e Associações que estão buscando parcerias com Governo do Estado, dentro de programa de Alianças Produtivas que é financiado com recursos do Banco Mundial”.

A Oficina de Capacitação está sendo promovido pelo Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, com recursos do Acordo de Empréstimo nº 8639-BR.